Secções
Entrar

Benfiquistas querem celebrar no "Marquês" de Fátima

09 de maio de 2017 às 15:32

O Benfica pode conquistar o título a 13 de Maio, o dia da visita do Papa a Fátima. Caso aconteça, os benfiquistas querem voltar à Rotunda dos Pastorinhos

A rotunda dos Pastorinhos, em Fátima, é o local onde os adeptos de futebol habitualmente se concentram para celebrar títulos e os benfiquistas estão a preparar a eventual festa do "tetra" que, este ano, pode acontecer no sábado.

A possível conquista do título de campeão nacional de futebol pelo Benfica coincide, este ano, com a visita do papa Francisco e sócios e adeptos do clube da Luz esperam vir a concentrar-se no sábado na rotunda sul, conhecida como rotunda dos Pastorinhos e definida como o "Marquês de Pombal" de Fátima.

"É o Marquês cá do sítio. Junta-se aqui tudo, sobem para o monumento [aos pastorinhos], os carros andam à volta da rotunda horas a fio, é uma loucura", disse à agência Lusa Carla Costa, responsável do café da Casa do Benfica de Fátima, situada precisamente junto à rotunda.

Carla já contactou o fornecedor de cerveja para garantir 30 barris para a noite de sábado, notando que este ano a festa "pode calhar a 13 de Maio" mas, também por isso, ser mais restrita e contida do que em anos anteriores.

"Ainda não sei se irá haver restrições [à circulação de pessoas e viaturas]. Tenho de ir à GNR saber. Dizem que a operação [de segurança, por causa da visita do papa Francisco, que estará em Fátima até à tarde de sábado] só termina no domingo, vão fechar a rotunda e estou com receio que [a eventual festa] seja um fiasco", observou.

Carla Costa garante que em Fátima e arredores os adeptos do Benfica estão em maioria e espera que alguns peregrinos, que por estes dias se deslocam à Cova da Iria, possam permanecer e juntar-se à festa.

"Como vem o papa, este ano é tudo diferente. É a primeira vez que o Benfica pode ser campeão num 13 de Maio, mas talvez não seja tão bom, vai haver muito mais restrições", reforçou.

"Era melhor ser no fim de semana a seguir, mas não sou eu que escolho", adiantou Carla Costa.

Já Manuel Germano, benfiquista natural de Fátima, coincide na garantia que a rotunda sul "é o Marquês de Pombal aqui da zona" e que no local nota-se mais a concentração de pessoas "quando o Benfica é campeão ou a seleção nacional ganha".

O adepto, que diz não ter memória de uma possível conquista do título de futebol coincidir com o 13 de maio, diz que, com restrições ou sem elas, a festa faz-se na rotunda sul.

"É aqui que se festeja, vem toda a gente para aqui", frisou.

No centro da Cova da Iria, o restaurante 'O Benfiquista' é também ponto de encontro de adeptos do clube lisboeta e, por estes dias, à tradicional imagem de Eusébio nas paredes envidraçadas, junta-se o papa Francisco.

Ao lado, um cartaz divulga o conhecido menu da casa, onde alguns pratos são batizados com nomes de jogadores da equipa sénior de futebol do Benfica, como o bacalhau à Luisão, os filetes à Mitroglou ou a vitela à Pizzi, entre outros.

Caso o Benfica chegue ao título no sábado, a festa está prometida, segundo um dos responsáveis da casa, com cerveja e febras gratuitas.

O papa Francisco visita Fátima, na sexta-feira e no sábado, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no Centenário das Aparições.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, na sexta-feira, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.

Francisco é o quarto papa a visitar a Cova da Iria, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela