Secções
Entrar

Bangladesh fecha 73 fábricas têxteis por falta de segurança

10 de novembro de 2015 às 09:40

20 mil trabalhadores serão afectados. Em 2013, queda do complexo Rana Plaza matou mais de mil pessoas

O Bangladesh fechou 73 fábricas têxteis total ou parcialmente por razões de segurança desde que sofreu o maior acidente industrial da sua história, em 2013. O fecho afecta quase 20 mil trabalhadores.

"Trinta e sete fábricas foram encerradas, afectando 16.938 trabalhadores", disse o inspector-geral do Departamento de Inspecção de Fábricas e Estabelecimentos, Syed Ahmed, à agência Xinhua, dando conta de que a produção foi suspensa parcialmente noutras 36, envolvendo 2041 funcionários.

O departamento tem colaborado com a Organização Internacional do Trabalho na avaliação da segurança, depois de a tragédia, em 2013, no complexo Rana Plaza, ter feito soar o alarme relativamente às condições da indústria do vestuário no Bangladesh, a segunda maior do mundo depois da da China.

O Rana Plaza, um complexo de oito andares que albergava cinco fábricas têxteis, sucumbiu a 24 de Abril de 2013, matando mais de 1130 pessoas, a maioria trabalhadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela