Secções
Entrar

Ausência de Donald Trump eclipsa debate republicano

29 de janeiro de 2016 às 10:51

Magnata faltou e preferiu organizar uma angariação de fundos para veteranos de guerra. Liderou na Internet e foi mencionado pelos concorrentes

O último debate entre aspirantes do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos antes do início das votações no Iowa ficou hoje eclipsado pela ausência de Donald Trump que foi, no entanto, mencionado várias vezes e liderou na Internet.

O conflito que o magnata tem com a organizadora do debate, Fox News, e especialmente com uma das suas apresentadoras, Megyn Kelly, levou-o a abdicar do evento, organizando simultaneamente uma angariação de fundos para veteranos de guerra.

A "contraprogramação" de Trump conseguiu o efeito esperado, já que o seu discurso foi transmitido pela CNN e a MSNBC, enquanto a concorrente Fox News transmitia o debate.

Da esquerda para a direita, os participantes no debate: o senador Rand Paul, o governador de Nova Jérsia Chris Christie, o médico Ben Carson, o senador Ted Cruz, o senador Marco Rubio, o ex-governador Jeb Bush e o governador do Ohio John Kasich 

Na Internet, Trump foi o pré-candidato mais procurado no Google por ampla margem, segundo dados do próprio motor de busca, e no Twitter conseguiu 37% de todas as referências que se fizeram nessa noite sobre os aspirantes republicanos, muito acima de Ted Cruz (18%) e Marco Rubio (12%).

O magnata nova-iorquino foi também várias vezes mencionado, directa ou indirectamente, pelos seus rivais.

"Antes de começar, reconheçamos o elefante que não está na sala esta noite", disse a moderadora Kelly, no início do debate.

O senador Marco Rubio disse que "esta campanha não é sobre Trump", e também Ted Cruz admitiu o "enorme entusiasmo" que o magnata gerou entre os republicanos. Jeb Bush disse, em tom irónico, que tinha saudades de Trump, apelidando-o de "pequeno ursinho de peluche".

Por seu lado, a Fox News emitiu um comunicado em que explicou ter mantido conversações com Trump para que participasse no debate, mas que o magnata pediu em troca uma contribuição de cinco milhões de dólares da emissora para a sua angariação de fundos para os veteranos de guerra.

Minutos depois de o debate terminar, Trump publicou uma mensagem de Twitter dizendo que seis milhões de dólares tinham sido angariados durante a noite de quinta-feira, "enquanto os políticos falavam".

An unbelievable night in Iowa with our great Veterans! We raised $6,000,000.00 while the politicians talked! #GOPDebate


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela