Secções
Entrar

Atentados de Paris: Salah Abdeslam não respondeu aos juízes

08 de setembro de 2016 às 13:02

Salah Abdeslam, alegado responsável pelos atentados de Paris de Novembro de 2015, recusou, pela terceira vez, responder às perguntas dos juízes

Salah Abdeslam, o único membro vivo dos comandos dos atentados de 13 de Novembro de 2015 em Paris, que causaram 130 mortos, recusou hoje pela terceira vez responder a questões de juízes franceses.

"Ele exerceu o seu direito ao silêncio", declarou o seu advogado Frank Berton, após o seu cliente de 26 anos ter comparecido num tribunal em Paris para um interrogatório de cerca de uma hora e meia por parte de juízes antiterroristas.

A procuradoria de Paris confirmou à agência France Presse que Salah Abdeslam se manteve em silêncio face às perguntas dos magistrados.

O advogado disse estar confiante de que Abdeslam irá eventualmente cooperar com os investigadores que procuram determinar o seu papel nos atentados.

O suspeito-chave daqueles atentados tem recusado responder a perguntas desde que foi transferido da Bélgica para França em Abril e estará irritado por ser vigiado ininterruptamente na sua cela em Fleury-Mérogis (sul de Paris).

Em Julho, o seu advogado tentou sem sucesso acabar com a vigilância, disse uma fonte próxima do processo à AFP.

Após andar fugido durante 18 meses, Abdeslam foi detido a 18 de Março em Molenbeek, um bairro de Bruxelas conhecido por ser um foco de extremismo islâmico e onde cresceu.

Foi transferido para França a 27 de Abril para responder a acusações de terrorismo. Os investigadores têm ainda de determinar o papel exacto de Abdeslam nos ataques coordenados em bares, restaurantes, na sala de espectáculos Bataclan e junto ao Estádio de França.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela