Secções
Entrar

Ataques nas cidades de Cherkasy, Dnipro e Zaporizhzhia

05 de maio de 2022 às 07:50

Rússia está a bombardear estações ferroviárias e outros pontos de abastecimento da Ucrânia, acusando o Ocidente de "encher" o país de armas.

As cidades de Cherkasy, Dnipro e Zaporizhzhia foram esta quarta-feira alvo de ataques com mísseis pelas forças russas, segundo relatos das autoridades ucranianas citadas pela agência Associated Press (AP).

O autarca de Dnipro, Borys Filatov, adiantou que o ataque atingiu o centro da cidade. Outras fontes de segurança referiram que os ataques atingiram uma estação de comboios, sem acrescentarem mais detalhes. A empresa de caminhos-de-ferro ucraniana referiu que nenhum dos seus funcionários ficou ferido no ataque a Dnipro.

A Rússia está a bombardear estações ferroviárias e outros pontos de abastecimento da Ucrânia, acusando o Ocidente de "encher" aquele país de armas.

A Rússia iniciou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar o país vizinho para segurança da Rússia -, condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, e a guerra, que entrou esta quinta-feira no 71.º dia, causou até agora a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, mais de 5,5 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que a classifica como a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A ONU confirmou já que 3.238 civis morreram e 3.397 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela