Secções
Entrar

Arquivados processos relativos a Lalanda de Castro e mais 2 arguidos

11 de outubro de 2017 às 12:23

Arguido é investigado num outro processo relativo à venda de derivados de sangue.


O Ministério Público (MP) arquivou, no âmbito da 'Operação Marquês', nove casos, relativos aos arguidos Paulo Lalanda de Castro, da Octapharma, o advogado João Abrantes Serra e Joaquim Paulo da Conceição, administrador do grupo Lena.

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Segundo o despacho de acusação, foram proferidos nove despachos de arquivamento. Contudo, em relação a Lalanda de Castro "foi extraída uma certidão para investigação de factos relativos a sociedades que controlava".

Lalanda de Castro está a ser investigado num outro processo relativo à venda de derivados de sangue e no âmbito do qual já esteve em prisão domiciliária.

No total, na 'Operação Marquês', o Ministério Público decidiu extrair 15 certidões para posterior investigação em processo autónomo. O despacho final tem mais de 4 mil páginas.

O MP deduziu acusação contra 28 arguidos da 'Operação Marquês', entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada.

Entre os acusados estão igualmente o empresário Carlos Santos Silva, o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca, o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, o ex-presidente-executivo da PT Zeinal Bava, e o ex-administrador da PT Henrique Granadeiro.

O ex-ministro e antigo administrador da CGD Armando Vara, o empresário Helder Bataglia, o ex-administrador não executivo dos CTT Rui Horta e Costa, a filha de Armando Vara, Bárbara Vara, o ex-director executivo do empreendimento Vale de Lobo, José Diogo Gaspar Ferreira, o primo de Sócrates José Paulo Pinto de Sousa e o advogado Gonçalo Trindade Ferreira são outros dos nomes acusados.

Estão ainda na lista de acusados Inês Pontes do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, João Perna, ex-motorista de Sócrates, Sofia Fava, ex-mulher de Sócrates, Luís Ferreira da Silva Marques, funcionário da Infraestruturas de Portugal, José Ribeiro dos Santos, funcionário da Infraestruturas de Portugal e Rui Mão de Ferro, sócio administrador e gerente de diversas empresas.

Entre os 28 arguidos da 'Operação Marquês' hoje acusados estão 19 pessoas singulares e 9 empresas: a Lena Engenharia e Construções, SA, Lena Engenharia e Construção SGPS, Lena SGPS, XLM-Sociedade de Estudos e Projetos Lda, RMF-Consulting, Gestão e Consultoria Estratégica Lda, XMI -- Management & Investmenst SA, Oceano Clube -- Empreendimentos Turísticos do Algarve SA, Vale do Lobo Resort Turístico de Luxo SA e Pepelan -- Consultoria e Gestão SA.

Ao longo do inquérito foram efectuadas cerca de duas centenas de buscas, inquiridas mais de 200 testemunhas e recolhidos dados bancários sobre cerca de 500 contas, quer domiciliadas em Portugal quer no Estrangeiro. Foi igualmente recolhida vasta documentação quer em suporte de papel, quer digital. O despacho final tem mais de 4.000 páginas.

Nesta investigação, o Ministério Público foi coadjuvado pela Autoridade Tributária.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela