Secções
Entrar

Afeganistão: 33.600 pessoas retiradas do país desde segunda-feira

25 de agosto de 2021 às 09:24

Joe Biden pediu ao Pentágono e ao Departamento de Estado para elaborarem planos de contingência para ajustar o calendário da retirada total, se isso se tornar necessário. Prazo termina na terça-feira, dia 31.

O Presidente dos Estados Unidos revelou que o número de voos para fora do Afeganistão aumentou nos últimos dias, tendo 33.600 pessoas sido retiradas do país desde segunda-feira de manhã.

Num discurso transmitido na tarde de terça-feira (noite em Lisboa) pelas televisões norte-americanas, Joe Biden disse que os EUA aumentaram o número de voos, tendo havido 21.600 pessoas a sair do país nas 24 horas que terminaram na terça-feira de manhã, e mais 12 mil nas 12 horas seguintes, não só de voos norte-americanos, mas também de outras entidades.

Na comunicação ao país, na qual manteve a data de terça-feira, 31 de agosto, como limite para a saída do Afeganistão, o Presidente dos EUA disse ter pedido ao Pentágono e ao Departamento de Estado (equivalentes aos ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros nos governos europeus) para elaborarem planos de contingência para ajustar o calendário da retirada total, se isso se tornar necessário.

Em declarações citadas pela AP, os dirigentes do Pentágono mostraram-se confiantes que a operação aérea, que começou a 14 de agosto, vai conseguir retirar todos os norte-americanos até à próxima terça-feira, o limite dado pelo próprio Biden para a saída do país, 20 anos depois da entrada, na ressaca do ataque de 11 de Setembro.

Os talibãs passaram a controlar Cabul no dia 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela