Secções
Entrar

Aeroporto de Bruxelas encerrado a voos comerciais até sábado

23 de março de 2016 às 19:50

A sociedade gestora do aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem, fechado terça-feira de manhã após um ataque suicida no terminal de partidas, vai permanecer encerrado pelo menos até sábado

O aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem, fechado terça-feira de manhã após um ataque suicida no terminal de partidas, vai permanecer encerrado para voos comerciais pelo menos até sábado, indicou uma porta-voz da sociedade gestora do aeroporto.

"O aeroporto está fechado para passageiros até sexta-feira inclusive", disse, em declarações à agência noticiosa France Presse, a porta-voz da Brussels Airport, Anke Fransen.

"Não podemos dizer com certeza se os voos comerciais vão ser restabelecidos no sábado", referiu a mesma porta-voz, acrescentando, no entanto, que os voos de carga e privados poderiam ser retomados "a partir de agora".

A representante indicou ainda que durante este período de tempo as companhias aéreas devem "organizar soluções alternativas".

Três explosões registadas na terça-feira em Bruxelas – duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek – fizeram pelo menos 31 mortos e 270 feridos.

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico reivindicou os ataques na capital belga, a sede das instituições europeias.

As autoridades belgas admitiram hoje que a identificação das vítimas dos atentados poderá ser um longo processo. Entre os mortos e os feridos figuram várias dezenas de nacionalidades.

"Existem provavelmente entre os mortos e os feridos [nas explosões no aeroporto e no metro] mais de 40 nacionalidades diferentes", declarou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, à televisão pública RTBF.

Também em declarações à RTBF, o porta-voz da polícia federal belga, Michael Jonniaux, explicou que a identificação das vítimas está a ser "complicada porque foram explosões particularmente violentas e também porque existem muitos estrangeiros".

"Não podemos permitir nenhum erro", acrescentou o porta-voz, reconhecendo que "as famílias têm o direito de fazer o mais rápido possível as homenagens aos seus entes queridos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela