Secções
Entrar

Administração do hospital de Portalegre fará inquérito a morte de bebé de oito dias

28 de janeiro de 2022 às 12:07

A administração da Unidade de Saúde do Norte Alentejano está reunida com caráter de urgência para analisar esta situação.

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da morte no hospital de Portalegre de um bebé de oito dias, por alegada falta de socorro médico.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, disse que a administração daquela unidade hospitalar vai avançar com o inquérito e tomar uma posição sobre este caso "mais tarde".


A administração da ULSNA está reunida esta manhã, com caráter de urgência, para analisar esta situação.

A revista SÁBADO noticiou a morte de um bebé de oito dias, na quinta-feira, no hospital de Portalegre, "por falta de socorro médico".
Segundo a notícia da revista, "o socorro foi pedido pelo pai da criança e os bombeiros foram acionados às 09:33", depois de o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ter dito que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) "do hospital de Portalegre não estava operacional".

A publicação apurou ainda, junto de fontes do CODU, que a VMER "a viatura médica de emergência não estava disponível às 20:00 desta quinta-feira por falta de médico para a tripular".

A informação foi "confirmada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Portalegre", Pedro Bezerra, que afirmou que, num caso como este, "é evidente que o apoio médico teria decidido a situação".

"Os meus homens fizeram manobras de reanimação cardiorrespiratória no local e até chegar ao hospital, mas não foram suficientes", acrescentou o comandante.

A revista sublinhou ainda que as circunstâncias da morte "ainda são desconhecidas" e que, no pedido de socorro, os bombeiros "foram apenas informados" de que o bebé "estava mal".

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que aciona a VMER, está a apurar o sucedido, avançou também a Sábado.

A Lusa contactou hoje o INEM, mas está a aguardar ainda esclarecimentos sobre esta situação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela