Secções
Entrar

Justiça pede prisão perpétua para neonazi arrependida

12 de setembro de 2017 às 11:56

A procuradoria de Munique pediu hoje uma pena de prisão perpétua para Beate Zschape, a única sobrevivente de um trio de neonazis acusado da morte de dez pessoas de origem turca

A procuradoria de Munique pediu hoje uma pena de prisão perpétua para Beate Zschape, a única sobrevivente de um trio de neonazis acusado de assassínios, caso que chocou profundamente os alemães.

1 de 4
Foto: Joerg Koch/Anadolu Agency/Getty
Foto: Joerg Koch/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: Michaela Rehle/AFP/Getty Images
Foto: Joerg Koch/Anadolu Agency/Getty Images

O representante do Ministério Público federal, Herbert Diemer, rejeitou qualquer possibilidade de a acusada, que negou a sua participação nos crimes, poder ter uma sentença mais favorável.

Beate Zschape, 42 anos, está a ser julgada desde Maio de 2013 pela sua presumível participação numa série de 10 assassínios, dois atentados com explosivos contra comunidades estrangeiras e 15 assaltos realizados entre 2000 e 2007 por um grupo designado Clandestinidade Nacional-Socialista (NSU).

É a única sobrevivente do trio que formava com Uwe Mundlos, 38 anos, e Uwe Bohnhardt, 34 anos. Em 2011, os dois homens foram encontrados mortos a tiro pela polícia que os vinha deter.

Os investigadores pensam que ou se suicidaram os dois ou um deles matou o outro antes de se matar. O trio matou oito pessoas turcas ou de origem turca, uma grega e uma agente policial.

O caso chocou a Alemanha devido ao facto de o trio ter estado activo e impune durante anos, indicando falhas nos serviços de informações internas.

Em Setembro de 2016, Beate Zschape rompeu o silêncio após mais de três anos de julgamento para assegurar já não ter "simpatia pela ideologia" nacional-socialista.

"Já não julgo as pessoas em função das suas opiniões ou das suas origens, mas em função das suas acções", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela