Secções
Entrar

Presidente da Câmara de Madrid "orgulhosa" por receber o Presidente dos "afectos"

16 de abril de 2018 às 12:52

"Sabemos que és um presidente especial, que tens essa capacidade de ser o presidente dos afectos...", disse Manuela Carmena.

A presidente da Câmara Municipal de Madrid entregou hoje a "chave de ouro" da cidade ao Presidente da República portuguesa a quem manifestou o seu orgulho por receber um chefe de Estado "especial", o "dos afectos".

1 de 6
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Sabemos que és um presidente especial, que tens essa capacidade de ser o presidente dos afectos...", disse Manuela Carmena, eleita por uma lista de extrema-esquerda e que conta com o apoio dos socialistas do PSOE desde 2015.

A presidente da autarquia sublinhou que Portugal e Espanha "partilham" muitas coisas e "são mais" do que países "vizinhos" ou "amigos": "Somos mais como irmãos", resumiu Carmena.

"Depois temos um idioma idêntico, que nos permite entender em portunhol", disse a presidente da autarquia de 3,5 milhões de habitantes e onde vivem cerca de 60.000 portugueses.

Manuela Carmena terminou a sua intervenção a dizer que, na realidade, o Presidente português não precisava de ter a chave de Madrid, porque a porta da cidade está sempre aberta para ele.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou hoje uma visita de Estado de três dias a Espanha, durante a qual terá vários encontros com o rei Felipe VI e será recebido pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital espanhola no domingo à noite e foi recebido hoje de manhã pelos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, no Palácio Real, com honras militares.

Depois de receber a "chave de ouro" da cidade de Madrid, o presidente da República participou com o rei Felipe VI numa cerimónia de homenagem aos Caídos (mortos).

Marcelo almoça com Felipe VI e da parte da tarde participará num debate com estudantes na Universidade Carlos III, sobre as relações de Portugal, Espanha e União Europeia com a América Latina, e à noite terá um jantar de gala oferecido pelos reis de Espanha em sua honra, no Palácio Real.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela