Sábado – Pense por si

Morreu o estilista Manuel Alves, da dupla Alves & Gonçalves

O estilista tinha 72 anos. Colaborava com José Manuel Gonçalves desde 1984.

Morreu o estilista Manuel Alves, de 72 anos, da dupla Alves & Gonçalves. A notícia foi avançada pela apresentadora e antiga diretora de programas da TVI Felipa Garnel, nas redes sociais.

João Miguel Rodrigues

ASÁBADOconfirmou a informação junto de fonte do Portugal Fashion. 

Manuel Alves tinha sido diagnosticado com cancro e morreu no hospital da Luz, segundo a agência Lusa.  

O velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.

Manuel Alves nasceu em Montalegre e começou a colaborar com José Manuel Gonçalves em 1984. Desde então, mostravam regularmente as coleções de moda. 

Desenharam ainda uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, bem como figurinos de cinema, teatro e bailado. Desenvolveram ainda uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.

Entre 1991 e 2013, o criador de moda foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.

Em 2010, o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores.

Em 2019, Conan Osíris usou roupas dos estilistas para as atuações no festival da Eurovisão.

Com Lusa 

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana