Sábado – Pense por si

Morreu o estilista Manuel Alves, da dupla Alves & Gonçalves

O estilista tinha 72 anos. Colaborava com José Manuel Gonçalves desde 1984.

Morreu o estilista Manuel Alves, de 72 anos, da dupla Alves & Gonçalves. A notícia foi avançada pela apresentadora e antiga diretora de programas da TVI Felipa Garnel, nas redes sociais.

João Miguel Rodrigues

ASÁBADOconfirmou a informação junto de fonte do Portugal Fashion. 

Manuel Alves tinha sido diagnosticado com cancro e morreu no hospital da Luz, segundo a agência Lusa.  

O velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.

Manuel Alves nasceu em Montalegre e começou a colaborar com José Manuel Gonçalves em 1984. Desde então, mostravam regularmente as coleções de moda. 

Desenharam ainda uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, bem como figurinos de cinema, teatro e bailado. Desenvolveram ainda uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.

Entre 1991 e 2013, o criador de moda foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.

Em 2010, o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores.

Em 2019, Conan Osíris usou roupas dos estilistas para as atuações no festival da Eurovisão.

Com Lusa 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.