Timothée Chalamet, Harry Styles ou Zayn Malik já inspiraram concursos para encontrar os seus sósias. Por cá, está marcada uma competição para descobrir o anónimo mais parecido com José Condessa.
Quem é o mais parecido com Timothée Chalamet? E com Zayn Malik? E Harry Styles? Foram estas as premissas dos concursos que ocorreram recentemente no Reino Unido e nos Estados Unidos da América e que juntaram multidões. Agora, a iniciativa parece estar a chegar a Portugal. Para 24 de novembro, de acordo com uma conta de X, está previsto um concurso delookalikes(sósias, em português) do ator português José Condessa. O próprio fez uma partilha sobre o acontecimento no seu Instagram.
Instagram/Miles Mitchell e REUTERS/Chris Helgren
Tudo começou há cerca de três semanas com um evento, em Nova Iorque, onde a pessoa mais parecida com o ator Timothée Chalamet ganhou 50 dólares (€47).
Quem é o sósia de Timothée Chalamet?
Chama-se Miles Mitchell o estudante de 20 anos distinguido como sósia do ator Timothée Chalamet. O jovem, que se vestiu com uma roupa roxa que imitava a do ator em Wonka e atirou doces para a multidão, venceu o concurso lookalike de Timothée ocorrido em Nova Iorque. Este primeiro evento foi de tal forma inédito que atraiu até o verdadeiro ator.
"Estava lá (na Coreia do Sul) na época em que [o filme] Dune foi lançado, então as pessoas perguntavam-me nas lojas e restaurantes se eu era o Timothée", relatou Miles Mitchell, citado pelo canal BBC.
Questionado sobre o que o motivou a participar nesta competição, Miles Mitchell referiu que enquanto estudante universitário em Nova Iorque, "socializar pode ser muito caro". "Eu e os meus amigos adoramos o facto de este evento ser gratuito e divertido." Ao mesmo tempo, "também era algo um pouco diferente e maluco do qual eu queria fazer parte", acrescentou.
Oscar Journeaux: é músico e parecido com Harry Styles
Depois de Timothée Chalamet, seguiu-se o evento para procurar o sósia do cantor britânico Harry Styles em Londres. Oscar Journeaux foi o grande vencedor. Com 22 anos, é músico e já perdeu um comboio porque um fã o obrigou a dar um autógrafo. Diz ter-se inscrito no concurso apenas por "publicidade".
"Achei que poderia conseguir um pouco de fama e publicidade para a minha música. É tão difícil entrar nesta indústria. Precisamos realmente de nos destacar", explicou.
"As pessoas querem pensar que há um significado mais profundo para estes eventos, mas na verdade somos todos apenas uns millennials entediados e a geração Z está à procura de algo para fazer", brincou o músico, que levou para casa 50 libras (cerca de 60 euros).
Julyus Odreman confundido com Zayn Malik
Julyus Odreman passou cerca de uma década a ser confundido com o cantor Zayn Malik. Contudo, não partilha da opinião que sejam idênticos: Zayn "não é nem de longe tão bonito" como Julyus, defende.
Natural da Venezuela, diz que os seus amigos o acham tão parecido com o cantor britânico que "nem me chamam mais pelo meu nome verdadeiro". A sua parecença com a ex-estrela dos One Direction repercute-se até no facto de já ter sido "parado por grupos de raparigas no metro ou na rua".
Julyus já teve até que fingir ser Zayn Malik quando conheceu o filho de quatro anos do seu amigo. "Insistia que eu era" o cantor dos One Direction, relatou. "Eu não queria estragar-lhe o entusiasmo porque ele estava animado por conhecer uma celebridade, então aceitei", confessou o vencedor do concurso em Nova Iorque, no passado fim de semana.
Jaipreet Hundal coroado sósia de Dev Patel
Jaipreet Hundal foi coroado como sósia de Dev Patel. Com 25 anos, diz que parecer com o ator de Quem Quer Ser Milionário lhe deu "uma ideia de como é ser uma celebridade".
"A melhor parte [do concurso] foi que quando apareceram algumas pessoas que pensaram que eu era o verdadeiro Dev Patel e ficaram muito entusiasmadas por ele ter vindo ao evento", disse à BBC.
Foi o vencedor do concurso em São Francisco no dia 10. Recebeu 50 dólares, flores e uma estátua de um macaco, numa referência ao filme Monkey Man, o primeiro realizado por Dev Patel.
Um Paul Mescal por €20 ou três cervejas
No início do mês, em Dublin (Irlanda) algumas dezenas juntaram-se para ver quem era mais parecido com Paul Mescal, o protagonista de Normal People, Aftersun e Gladiador II. O concurso tinha uma exigência: os candidatos deviam vestir-se com o look mais icónico do ator: calções de desporto brancos, uma camisola com capuz e auscultadores (da personagem de Normal People).
O vencedor foi Jack Wall O’Reilly. "Estou muito orgulhoso", disse ao Irish Independent, atribuindo a sua vitória ao facto de ter ganhado "a lotaria genética de Paul Mescal". O vencedor está desempregado e partilhou que provavelmente iria gastar os 20 euros que ganhou em comida, em vez de usar o prémio alternativo: três cervejas.
Para O'Reilly, a atenção que estes concursos ganharam nas últimas semanas deve-se ao facto de o mundo estar a passar um mau bocado. "Acho que é bom haver estes eventos porque as pessoas estão a passar por momentos difíceis. Acho que ninguém teria ligado ao concurso do Timothée Chalamet se não estivessemos todos um pouco infelizes."
Até um bebé quis ser Jeremy Allen White
No sábado, decorreu a última competição deste género. Em Chicago, centenas competiram pelo título de melhor sósia do protagonista da série The Bear e entre eles até um bebé apareceu vestido a rigor. Com a típica t-shirt branca e o avental, centenas acabaram a aclamar o terapeuta de 37 anos, Ben Shabad, como o mais parecido.
"Não estava nada à espera de ganhar - especialmente quando vi todos estes homens que pareciam o Jeremy Allen White", declarou ao Chicago Tribune. O prémio foi mais uma vez 50 dólares e, neste caso, um maço de cigarros, numa referência à personagem principal de The Bear.
A competição organizada na cidade onde se desenrola a série partiu de dois colegas de casa, inspirados no sucesso dos eventos anteriores.
E quem será o sósia de José Condessa?
Em Portugal está marcado o concurso para chegar ao sósia do ator português, José Condessa. O próprio fez uma partilha nas redes sociais, mais precisamente nas suas histórias do Instagram.
"Ui, isto é verdade? Queres ver que já tenho planos para o próximo domingo?", escreveu o ator.
Segundo a informação partilhada no X, o concurso vai ocorrer no Parque Eduardo VII em Lisboa, no dia 24 de novembro às 15h30. O prémio? Uma garrafa de vinho tinto.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"