Portagens vão subir 2,32% no próximo ano
Valor do aumento das portagens tem em conta o valor final do Índice de Preços no Consumidor de outubro.
Valor do aumento das portagens tem em conta o valor final do Índice de Preços no Consumidor de outubro.
As taxas de portagem nas autoestradas nacionais podem ter uma atualização de 2,3% no próximo ano, tendo em conta a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor de outubro, divulgada pelo INE, acrescida do adicional de 0,1% acordado com as concessionárias.
Estimativa rápida do INE aponta para um abrandamento de uma décima na variação homóloga do índice de preços no consumidor. Preço dos alimentos tem primeiro alívio após meses de subidas a pique.
A criação de grandes fortunas por via do investimento em criptomoedas está a esbater fronteiras e a criar oportunidades de migração de investimento em jurisdições. Portugal mantém-se no top 20 do índice global de adoção, mas desceu face ao ano passado.
Estimativa rápida do INE revela que a variação homóloga do índice de preços no consumidor terá aumentado uma décima face ao mês anterior. Preços dos bens energéticos terão regressado a valores negativos. Inflação nos alimentos terá voltado a acelerar.
Os EUA baixaram de 76% para 45% nas visões positivas que o resto do mundo tem sobre o país de Trump. Mais de quatro quintos dos países têm opinião negativa sobre os Estados Unidos de hoje (Índice de Perceção da Democracia). A “estratégia do caos” está a causar danos ainda mais rápidos do que muitos previram.
Além de ser fundamental reduzir o excesso de peso para um índice de massa corporal inferior a 25 Kg/m2, temos sobretudo de mudar os hábitos alimentares para reduzir a resistência à insulina.
As taxas de mortalidade diminuíram em 29 países com um índice de desenvolvimento humano muito elevado.
O IPC é sobre perceção da corrupção, não é sobre corrupção, não mede a corrupção verificada ou prevalente num determinado país ou território autónomo.
No índice, Portugal partilha o 43.º lugar com o Botswana e o Ruanda, mas fica mais bem colocado do que parceiros europeus como Espanha e Itália.
De acordo com o índice de custos de construção de habitação nova, publicado pelo INE, em dezembro, o preço dos materiais registou uma subida de 0,9%.
Os preços dos cereais e do açucar diminuiram, no entanto as descidas foram compensadas pelo aumento dos preços dos óleos vegetais, produtos lácteos e da carne.
Estimativa rápida do INE revela que a variação homóloga da inflação passou de 2,3% para 2,5% em novembro. Preços dos produtos energéticos voltaram a aumentaram, retomando valores positivos e pesando sobre o índice de preços no consumidores. Inflação nos alimentos alivia.
As taxas de portagem nas autoestradas nacionais podem ter uma atualização acima dos 2,2% no próximo ano, tendo em conta a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor de outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, acrescida do adicional de 0,1% acordado com as concessionárias.
Entre os Estados-membros, as menores taxas de inflação medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC) registaram-se, em setembro, na Irlanda (0,0%), a Lituânia (0,4%), Eslovénia e Itália (0,7% cada).
"A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,1% em setembro de 2024, taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", indica o INE.