O medo do divã
Toda a gente tem uma infância, dizia-me, como se dissesse o óbvio: só quem não teve infância não terá traumas
Toda a gente tem uma infância, dizia-me, como se dissesse o óbvio: só quem não teve infância não terá traumas
Os negócios do lítio, que sacrificam uma das regiões mais periféricas e esquecidas do país, mostram bem a lógica colonial da relação de Portugal com o seu território.
Nasceu em Chança, Alter do Chão e foi lá que começou a representar, aos 8 anos. Estreou-se como ator profissional ao lado de Raul Solnado e foi sempre um boémio - chegou a alugar um elétrico e desviou um autocarro. Depois de uma pausa, está ansioso por trabalhar.
Desta ocorrência resultou o levantamento de 11 autos de contraordenação por incumprimento das regras em vigor no estado de emergência.
Uma seleção de 25 estabelecimentos da Grande Lisboa, onde ir buscar comida apetitosa, sem pagar exorbitâncias.
O agravamento da situação Covid e a verificação das pressões sobre o SNS não podem ser desligados de um tema pouco discutido, mas dramático: os preços da eletricidade e a incapacidade portuguesa para aquecer os seus lares.
Bebé começou por ser considerada ferido grave, mas avaliação posterior do Hospital Santa Maria declarou-a ferido ligeiro. Acidente aconteceu numa passadeira. Carro bateu no carrinho de bebé, que foi arremessado.
As minas da Borralha, na freguesia de Salto (Montalegre), abriram em 1902, encerraram em 1986 e chegaram a ser um dos principais centros mineiros de exploração de volfrâmio em Portugal.
Houve clientes que preservaram o hábito das compras ao sábado de manhã, e outros "aproveitaram a pouca confusão".
As 19 freguesias da AML que se encontravam em situação de calamidade passaram à situação de contingência. O restante território permanece em situação de alerta.
O modelo de funcionamento será igual aos dos cafés e pastelarias, com o horário de fecho às 20h00. As pistas de dança ficam fechadas.
A generalidade de Portugal continental entrou no dia 1 de julho em situação de alerta devido à pandemia, com exceção da Área Metropolitana, que passou para o estado de contingência.
“Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios da restante Área Metropolitana de Lisboa”, considera o Governo. Decisão é votada em Conselho de Minsitros quinta-feira.
O presidente da Área Metropolitana de Lisboa diz que a situação da Covid-19 na região é "significativamente melhor do que aquela que era há umas semanas" e por isso espera a retirada de todas ou de uma parte das freguesias que se encontram em estado de calamidade.
"Os últimos números apontam para uma média de 19 casos diários", explicou Bernardino Soares, o presidente da câmara. Há 350 casos ativos.
O coordenador da resposta à covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo ressalva que empresas públicas de transporte "conseguiram responder rapidamente e acima do nível da procura", mas que tal não aconteceu com os operadores privados devido ao lay-off.