
Os brasileiros que denunciam a xenofobia
Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.
Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.
As zonas de Cidral e de Montes Claros são aquelas onde os estudantes encontram as rendas médias mensais mais elevadas.
Valor médio das rendas de quartos no Porto também subiram para os 300 euros. Arroios, Alameda e Entrecampos são as zonas mais procuradas por estudantes na capital.
Jaime Carvalho Esteves, da PwC, assinala que se Portugal é atrativo para as start-ups falha nas condições de escalabilidade, mais por "ausência de capital e falta de cooperação do que pela dimensão do mercado".
Cerca de 81% dos estudantes que procuraram alojamento em Lisboa preferiram arrendar um quarto privado numa casa partilhada.
Arroios lidera em Lisboa e Paranhos no Porto.
Consultámos portais na Internet, perguntámos em cafés e pedimos ajuda a porteiras. Concluída a terceira fase de colocação no ensino superior, a SÁBADO tentou arrendar quarto em Lisboa. Encontrámos o melhor e o pior.
Segundo as plataformas imobiliárias, em termos de preços, Lisboa mantém-se a cidade mais cara para alojamento de estudantes. Mas foi no Porto que se verificou o maior aumento.
82% da procura foi direcionada a "um quarto privado em casa partilhada com outros estudantes".
No Porto, a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada foi de 284 euros. Em Coimbra, o valor situou-se nos 197 euros.
De acordo com o estudo CESTES, cada estudante universitário gastou, em média, 6445 euros com propinas, material escolar, alojamento e alimentação.
Ainda há quartos a partir dos €200 nos principais pólos universitários do país, mas muitos já ultrapassam os €350 mensais. A SÁBADO recolheu alguns anúncios.
Lisboa continua a ser a cidade mais cara do país para os estudantes universitários.
Um inquérito realizado pela plataforma de alojamento online Uniplaces mostra também que sete em cada dez inquilinos nunca teve de baixar o preço para encontrar inquilinos.
Revista Forbes destaca personalidades com menos de 30 anos.
Oferta de alojamento universitário continua a ser bastante informal e fragmentada.