
Mais um veleiro atacado por orcas na Costa da Caparica
No sábado um outro veleiro já havia sido atacado por um grupo de orcas, tendo provocado o naufrágio da embarcação.
No sábado um outro veleiro já havia sido atacado por um grupo de orcas, tendo provocado o naufrágio da embarcação.
Indivíduos são todos de nacionalidade marroquina e terão efetuado uma travessia de "alguns dias". Entre eles encontrava-se um bebé de 12 meses.
Como se organiza a segurança interna em Portugal, quem são os seus principais intervenientes, que funções desempenham, e que desafios se colocam à sua eficácia no século XXI?
Na operação foram apreendidos 40 motores de alta potência, sete toneladas de haxixe, 650 quilos de cocaína, 11 armas de fogo e 24 veículos automóveis.
Em 2023 foram realizadas 1.011 ações de sensibilização, visando 8.638 pessoas com especial incidência em propriedades privadas, a agricultores com pequenas e médias culturas.
Na primeira semana de fevereiro, 16% dos polícias que estavam de serviço no aeroporto de lisboa meteram baixa médica. Com o controlo de entradas de estrangeiros em risco de descontrolo, a PSP pediu ajuda, mas a GNR aparentemente não tinha muito para dar.
Cais onde a embarcação se encontrava atracada “estava fechado e vedado ao público".
A tripulação preparava-se para descarregar a droga para terra quando as autoridades chegaram ao local, o que fez com que os suspeitos fugissem a pé, não tendo sido possível identificá-los.
Perante a presença da GNR, os suspeitos lançaram a carga à água, na Ria Formosa, e encetaram fuga, não tendo sido, até ao momento, localizados.
Os militares detetaram "três recipientes contendo cerca de 1.090 quilos de sardinha, não sendo possível apurar a sua origem e rastreabilidade, constituindo assim um perigo para a saúde pública".
Foram ainda apreendidos quatro automóveis e diversos outros objetos e documentos relacionados com as atividades ilícitas em investigação.
A GNR vai gastar até 2025 perto de 7,7 milhões de euros com os serviços de manutenção do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa.
No decurso desta operação policial, adianta a GNR, foi dado cumprimento a 53 mandados de busca (domiciliárias e em empresas, armazéns, veículos e embarcações): 42 em Portugal, cinco em Espanha e seis em Itália.
Algumas dezenas de pescadores estão em greve desde a meia-noite de quarta-feira, em protesto contra a alegada "perseguição" por parte da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
Segundo aquela força policial, a ação decorreu "no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de bivalves".
O Governo anunciou que vai incluir nas regras de recrutamento em 2021 indicadores mínimos de 15% de mulheres na incorporação para guardas da GNR e de 20% para agentes da PSP.