Amadora-Sintra reconhece que grávida que morreu era acompanhada desde julho
Em declarações à CMTV, a família da mulher já havia garantido que a gravidez estava a ser acompanhada naquela unidade de saúde.
Em declarações à CMTV, a família da mulher já havia garantido que a gravidez estava a ser acompanhada naquela unidade de saúde.
Agosto e setembro têm sido meses férteis em anúncios de medidas para reorganizar a saúde em Portugal. Saiba o que vai mudar no Serviço Nacional de Saúde e o que significam as siglas, que podem confundir até mesmo os mais experientes na área.
O sindicato vai manter a greve dos médicos marcada para 9 e 10 de agosto nos hospitais e centros de saúde da região Centro.
É a primeira conferência da jornada de reflexão sobre o futuro da saúde iniciada pelo Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, Revista Sábado e Lusíadas Saúde, à qual se associa a Fujifilm, para discutir o tema “Um Futuro com Saúde para Todos”. No próximo dia 6 de junho, a Porto Business School será o palco para alguns dos principais atores nesta área.
Analisamos à lupa os serviços prestadores de saúde em Portugal. Saiba quantas são, como se caracterizam e como se articulam as instituições de saúde portuguesas.
Centro de Saúde tem pelo menos 6.579 utentes sem médico de família.
Em Sesimbra há um Centro de Saúde a funcionar com apenas um médico para milhares de utentes. Sem respostas, a comunidade diz que muitas vezes é aconselhada a ir ao hospital para resolver casos não urgentes, apenas porque não conseguem marcar consultas.
Em Vila do Conde metade dos utentes não tem médico de família. E a Crimeia continua a ser um espinho na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Gabriel Santos Ferreira, 30 anos, exerce medicina há dois anos sem qualquer especialização. Apesar de estar a dar consultas num centro de saúde, não considera que tenha as competências necessárias para fazer o seguimento de uma lista de doentes. Afirma que mesmo que o Governo lhe propusesse essa possibilidade, não aceitaria.
Uma interna de Medicina Geral de Familiar criou um projeto de assistência médica humanitária para refugiados. Todos, não só ucranianos. A ideia é ser uma porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde e possibilitar a estas pessoas uma primeira consulta de cuidados de saúde primários. O projeto chama-se Medical Refuge.
A denúncia surgiu na sequência de uma visita de Fabíola Cardoso àquela unidade, onde a situação "demonstra a necessidade de investimento no SNS".
Com um novo programa de apoio internacional e de sensibilização para o diagnóstico precoce do cancro, a La Roche-Posay está ainda mais comprometida com a missão de apoiar a oncologia.
Task-force adiantou que os utentes vacinados entre 2 e 4 de setembro "serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas".
Em Almada e no Seixal, deixou de haver um atendimento independente para os casos suspeitos de Covid, que agora são vistos juntamente com os outros doentes nas unidades.
Madalena Mourão, com mais de quatro décadas de serviço, escolheu continuar no SNS após a reforma, que ocorreu em 2014, sublinhando: "nem toda a gente tem este amor à arte".
O presidente da Câmara da Feira, disse que "toda a gente afeta ao lar está agora confinada a quarentena" no próprio edifício, situado em Mosteirô, que acolhe cerca de 10 idosos e cinco funcionários.