
Eça de Queiroz vai mesmo para o Panteão Nacional
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar interposta por seis dos 22 bisnetos do escritor que queriam impedir a transladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar interposta por seis dos 22 bisnetos do escritor que queriam impedir a transladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional
Seis dos bisnetos do escritor colocaram uma providência cautelar para travar a trasladação para o Panteão Nacional.
"O despacho suspende todos os atos relacionadas com a transladação e o assunto tem de voltar para a Assembleia da República", explica o ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, onde está sepultado o escritor.
A transladação foi aprovada por unanimidade no Parlamento. Trineto que lidera da fundação com nome do escritor apoia decisão. Porém, ida dos restos mortais de Santa Cruz do Douro para Lisboa tem a oposição de outro trineto.
Porta-voz do MPLA afirmou que as filhas mais velhas se queixaram de não terem sido avisadas sobre a transladação porque "andaram distraídas".
Encontra-se agora em Joanesburgo. Família fez pedido de transladação do corpo.
Análise está a ser realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Em comunicado, Eduardo Cabrita elenca as decisões tomadas após a morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Não menciona custos de transladação do corpo pagos pela viúva nem o botão de pânico.
Joacine Katar Moreira considera que Aristides de Sousa Mendes, "enquanto figura heroica da memória portuguesa, é património nacional(...) e, sobretudo, um exemplo virtuoso para as gerações vindouras".
Supremo Tribunal de Espanha decidiu, por unanimidade, a transladação do corpo do ditador espanhol. Governo de Sánchez quer concluir processo antes das eleições, a 10 de novembro.
Consulado de Portugal em Luanda vai auxiliar na transladação.
A carta anónima enviada ao presidente da comissão de Defesa Nacional descreve que houve uma "transladação" de explosivos, projécteis e munições para os Paióis Nacionais de Tancos.
A exumação, que recebeu uma forte oposição da família de Franco, poderá ocorrer no final do ano.
O ditador está sepultado no mausoléu de Valle de los Caídos, devendo agora ir para o cemitério El Pardo.
Os primeiros sinais apontavam para uma queda acidental, mas o cenário de ataque cardíaco acabou por ser confirmado pela autópsia.
Mulher foi detida. Diz que não tinha dinheiro para pagar transladação do corpo.