Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Michael Sandel: “O sistema judicial é a fonte de esperança para travar Trump”

O autor de "Tirania do Mérito", e um dos professores mais influentes de Harvard, admite que é a primeira vez na sua vida que experimenta uma deriva para o autoritarismo nos EUA e aponta os tribunais como a derradeira barreira de defesa institucional. A Portugal chega o seu novo livro, "Igualdade", que resulta de uma conversa com o economista francês Thomas Piketty.

Ângela Marques

Os jovens mais influentes do País

Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.

Caderno de Significados

A guerra longa contra Putin

O mundo que aí está transporta todos os ingredientes de uma guerra prolongada do Ocidente contra Putin. Não a guerra militar, mas uma guerra política, económica, cultural e de informação, que sensibilize as opiniões públicas de todo o mundo contra os perigos que Putin representa.

1% da população mundial mais rica ganha o dobro dos 50% mais pobres

Um relatório do Laboratório da Desigualdade Global, coordenado, entre outros, pelo francês Thomas Piketty conclui que, desde 1980 a desigualdade de rendimentos a nível mundial tem vindo a acentuar-se e a classe média está a contrair-se, aumentando o fosso que separa os mais ricos do mais pobres.

Vítor Constâncio e Vítor Gaspar chocam sobre efeitos da desigualdade

Nas últimas décadas os macroeconomistas desvalorizaram a importância da desigualdade no crescimento das economias. A crise fez regressar tópico à agenda económica e política e no maior encontro europeu de economistas, que está a decorrer em Lisboa, Vítor Constâncio e Vítor Gaspar mostraram que a questão continua a não ser pacífica.

Boris Johnson e o Brexit perdidos no nevoeiro

Ninguém parece perceber bem a política do governo britânico face ao Brexit. Nem, pelos vistos, o próprio Executivo de Theresa May sabe o que fazer. Claro que há ministros que ajudam à festa.

Será a desigualdade inevitável?

Em plena globalização, o fosso entre ricos e pobres continua cada vez mais profundo. Sabe-se que a maior parte da riqueza mundial é detida por apenas uns poucos e que a desigualdade está a aumentar nos países desenvolvidos. O que causa afinal a desigualdade? Será verdadeiramente inevitável?

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana