
“Vou continuar a levar o meu filho de quatro anos à tourada”
O Governo proibiu o acesso aos espetáculos tauromáquicos a menores de 16 anos, mas os pais aficionados contestam a restrição ao que dizem ser a liberdade cultural dos filhos.
O Governo proibiu o acesso aos espetáculos tauromáquicos a menores de 16 anos, mas os pais aficionados contestam a restrição ao que dizem ser a liberdade cultural dos filhos.
A Federação Portuguesa de Tauromaquia colocou um cartaz em frente à Assembleia da República contra a alteração da idade mínima para assistir ou participar em espetáculos tauromáquicos. Petição pública contra a medida já conta com quase 16 mil assinaturas.
Em causa estão as propostas para alterar a idade mínima para se assistir e participar em espetáculos tauromáquicos.
Quanto à transmissão das touradas na televisão, em canal aberto, Inês Sousa Real assinalou que esse é outro assunto no qual o PAN também está "a trabalhar" com o Governo.
O sofrimento animal e a controvérsia na sociedade portuguesa relativamente aos espetáculos tauromáquicos são os principais argumentos evocados pelos signatários dos projetos-lei.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados "assim que as regras" para esse reinício "estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde", devido à pandemia da Covid-19.
Foi um dos momentos mais insólitos do último debate quinzenal. O presidente do PAN, André Silva, aplaudiu a ida de Costa ao espetáculo de Bruno Nogueira
"A situação vai prejudicar muito a atividade tauromáquica, sendo mais um problema que o setor vai ter de enfrentar", disse o presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos.
Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais espetáculos tauromáquicos, seguindo-se o Campo Pequeno, em Lisboa, e Vila Franca de Xira.
Idade mínima para acesso a espetáculos tauromáquicos está atualmente nos 12 anos. Objetivo do executivo é elevar a idade mínima para os 16 anos.
Julho e agosto viram o número de espetáculos tauromáquicos aumentar em relação a anos anteriores. Até meados de setembro realizaram-se 151 touradas em Portugal Continental.
De acordo com o relatório da IGAC, realizaram-se 173 espetáculos tauromáquicos em Portugal continental no decorrer de 2018.
O grupo parlamentar do PS vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento para que os espectáculos tauromáquicos paguem apenas 6% de IVA.
Primeiro-ministro diz-se contra os espetáculos tauromáquicos mas defende a liberdade de cada um.
Graça Fonseca decidiu manter o IVA a 13% nos eventos tauromáquicos e provoca reações a favor e contra.
O deputado André Silva, do PAN, não poupou elogios à decisão de acabar com a isenção de IVA para os espectáculos tauromáquicos.