
23 experiências imperdíveis para 2023
Mergulhos, banquetes, arte, natureza e até viagens no tempo: à chegada de 2023, fomos em busca de 23 experiências imperdíveis de norte a sul do País, para garantir que este seja um ano a não esquecer.
Mergulhos, banquetes, arte, natureza e até viagens no tempo: à chegada de 2023, fomos em busca de 23 experiências imperdíveis de norte a sul do País, para garantir que este seja um ano a não esquecer.
Real Edifício de Mafra é Património Mundial.
O Museu Nacional Machado de Castro não foi incluído na área que veio a ser classificada em 2013 por se encontrar em trabalhos de restauro e remodelação.
O Palácio Nacional de Mafra e o Santuário do Bom Jesus em Braga foram inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.
O Palácio Nacional de Mafra e do Santuário do Bom Jesus foram inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.
"Espero que haja uma Mafra antes da classificação e uma Mafra depois da classificação", disse Hélder Sousa Silva.
"Isto é um momento de felicidade, de orgulho para a cidade e para toda a equipa que trabalhou para que esta classificação fosse possível", frisou Ricardo Rio.
A candidatura suscitou algumas questões ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), que faz a apreciação das candidaturas que chegam de todo o mundo.
Portugal conta com 15 locais classificados em território nacional. Porém, Tapada de Mafra levantou dúvidas.
O Presidente da República promulgou dois diplomas, um que cria um programa de investimentos para o Interior e outro que permite a contratação de 200 novos elementos.
Em 25 de Outubro, o ministério da Agricultura anunciou que a compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais serão multados com coimas entre os 3.700 euros e os 44 mil euros.
O Observatório sublinha ainda que a informação disponível não é suficiente para que se pronuncie, "mesmo que superficialmente", sobre "muitas das decisões do Conselho de Ministros.
"Os guardas florestais irão renascer, serão um parceiro fundamental dos responsáveis pela política florestal", vincou Cabrita.
Os proprietários de plantações ilegais serão multados com coimas entre os 3.700 euros e os 44 mil euros.
A ANPC também vai mudar de nome: passa a chamar-se Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).
O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que define a orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil, com um sistema de concurso para dirigentes e um modelo de base metropolitana ou intermunicipal.