
Presidenciais: Campanha da bloquista Marisa Matias foi a mais cara
Marisa Matias, que ficou em quinto lugar com 3,95% dos votos, não recebeu qualquer subvenção estatal.
Marisa Matias, que ficou em quinto lugar com 3,95% dos votos, não recebeu qualquer subvenção estatal.
Os dois candidatos não vão receber dinheiro para cobrir as despesas de campanha por terem tido menos de 5% dos votos.
O partido está a alertar para a necessidade de cortar a despesa corrente e controlar as contas. Em causa está o facto de as contas do CDS estarem no vermelho, ao que se soma uma redução da subvenção estatal e das comparticipações financeiras.
O Estado paga uma subvenção aos partidos que tenham mais de 50 mil votos nas legislativas, mesmo que não consigam eleger um deputado para o Parlamento.
Imprensa adianta que o passivo do PSD terá ultrapassado os 10 milhões de euros em 2017 e que está à beira da falência ténica. Resultados eleitorais abaixo do previsto baixam subvenção estatal.
A coordenadora do PS no grupo de trabalho sobre o financiamento dos partidos afirmou que "da lei agora aprovada não resulta nenhum aumento de subvenção estatal".
Em conferência de imprensa, Ana Catarina Mendes negou que a nova lei de financiamento dos partidos traga mais dinheiro para os cofres dos partidos ou que tenha qualquer efeito retroactivo. O objectivo da alteração, sublinhou, é evitar "interpretações discricionárias" da autoridade fiscal.
Com as legislativas à porta e sem financiamento prévio do Estado ou da banca, a Frente Nacional promete remunerar com juros de 3% os empréstimos dos seus apoiantes. Mas há "vantagens exclusivas" para os que emprestarem mais.
Maria de Belém não espera ajuda do Partido Socialista agora que não receberá subvenção estatal. Só os três primeiros terão direito ao apoio
O partido não recolheu o mínimo de 50 mil votos, pelo que lançou um peditório para pagar as dívidas da campanha.
E, em contraste, o que a coligação PSD/CDS prevê receber através da subvenção estatal admite uma votação acima do PS e dentro da maioria absoluta: 45%
A Assembleia da República e o Governo decidiram cortar a subvenção estatal para as eleições madeirenses do próximo dia 29 de Março
A Assembleia da República pagou a mais do que era devido a alguns partidos e coligações pela subvenção estatal nas autárquicas de 2009, revela o acórdão que julgou prestadas as contas daquelas eleições, hoje divulgado.