
Diretor-executivo do SNS diz que grávida esteve três horas em ambulância por "responsabilidade da própria"
Álvaro Almeida considerou ainda que "o problema foi resolvido como deveria ser".
Álvaro Almeida considerou ainda que "o problema foi resolvido como deveria ser".
Anterior gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica deu indicação para não se retornar essas chamadas, denunciou o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
A conclusão consta do relatório preliminar da Inspeção Geral das Atividades em Saúde, divulgado esta quarta-feira.
À SÁBADO, especialistas defendem que o número é "insuficiente" e sugerem uma alteração à lei: devia estar presente em "todos os locais com mais de 20 ou 30 pessoas".
Diretor executivo do SNS demitiu-se, na passada sexta-feira, por ter alegadamente acumulado funções incompatíveis com o cargo de diretor regional do INEM. Federação Nacional dos Médicos culpa a ministra da Saúde pela falta de profissionais de saúde.
Novos técnicos já assinaram o contrato e tiraram "as medidas para o fardamento". A formação arranca no dia 21.
Segundo o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), implica um aumento de €256 já a partir de janeiro.
Temido disse-se “estupefacta” com o estado da casa, Pizarro desautorizou o anterior presidente. Montenegro quis alguém de dentro. Histórias da rutura: decisões adiadas e guerras políticas.
"Queremos ver a carreira reformulada, bastante mais atrativa, para podermos atrair mais técnicos e também uma valorização salarial que permita ser cativante, assegurou dirigente sindical.
A falta de profissionais, o problema dos serviços mínimos e novas contratações são temas com que Sérgio Dias Janeiro pode ser confrontado.
Rita Garcia Pereira explica que a escolha dos técnicos que iriam cumprir os serviços mínimos não poderia ter sido feita apenas três minutos antes do início do turno, mas defende que não se pode considerar um caso de intimidação por parte das chefias no INEM.
No pré-aviso de greve, os serviços mínimos estavam propostos apenas para o turno da noite. "Pelo menos um dos turnos de oito horas não cumpriu", reconheceu a ministra.
Newsletter de terça-feira
Especialistas que trabalham no contexto de emergência médica consideram que depositar num mecanismo de inteligência artificial a assistência ao cidadão pode ser arriscado e não trazer mais-valias.
Com estes dois inquéritos são já seis as investigações em aberto no MP relacionadas com falhas no socorro por parte do INEM, depois de arquivado um sétimo inquérito, relacionado com uma morte em Ansião.
Além da demora no atendimento das chamadas, a greve às horas extraordinárias obrigou à paragem de 44 meios de socorro no país durante o turno da tarde.