
Eduardo Gageiro: o fotojornalista que documentou realidade e dimensão humana do País
Eduardo Gageiro morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 90 anos.
Eduardo Gageiro morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 90 anos.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
"Até terça-feira, 4 de junho, teremos novidades a esse respeito", refere a promotora, acrescentando que os portadores de bilhete podem pedir o reembolso dos bilhetes nos locais onde foram adquiridos.
Com 32 anos, dirige duas orquestras, é diretor artístico do Festival de Sintra, comunicador, tem novo livro. Com histórias pessoais, conduz-nos num percurso pela música, arte, sem esquecer a poesia da avó: Sophia de Mello Breyner Andresen.
Com canções do musical "A madrugada que eu esperava", que as duas criaram e interpretam em palco, o disco terá convidados como Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Luísa Sobral e Salvador Sobral.
Escasseiam os professores e as escolas estão a ter dificuldade em substituir os que foram de licença, quando o problema não é o recrutamento desde o início do ano.
"Portugal Amordaçado" é reeditado numa versão crítica que inclui centenas de cartas e dedicatórias inéditas, incluindo uma missiva de Sá Carneiro e uma dedicatória a Marcello Caetano.
De esta 5.ª, 12, até 22 de outubro, vão passar pelo festival literário de Óbidos 603 autores e criadores. A programação inclui 108 conversas e tertúlias e 40 apresentações e lançamentos de livros.
O fim do verão – e das férias – tem fama de provocar depressões. A solução não está em comprimidos milagrosos, mas sim na cultura e no entretenimento. Saiba o que aí vem em matéria de filmes, séries, concertos, livros, teatro e exposições, para se manter bem-disposto até ao Natal.
Complexo cultural da Vista Alegre recebe os espetáculos, workshops e instalações do Festival Papagaio nos dias 2 e 3 de abril.
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou José Cid com a Ordem do Infante D. Henrique no dia em que o artista completa 80 anos.
Bem escolhido, um livro é um presente de sucesso garantido. Para o ajudar a fazer a melhor seleção deste Natal, destacamos 12 obras que pode e deve dar este ano.
"O que distingue os homenageados de outrora e os de hoje são duas realidades. Eram só homens. São hoje homens e mulheres. Eram só personalidades das letras e chefes de Estado", disse o Presidente da República no seu discurso.
Esta cerimónia acontece 67 anos após a morte do antigo cônsul de Portugal em Bordéus, que salvou milhares de judeus e outros refugiados do regime nazi, emitindo vistos à revelia das ordens do Governo de Salazar, o que lhe valeu a expulsão da carreira diplomática. Acabaria por morrer na miséria.
Homenagem acontece 67 anos após a morte do antigo cônsul de Portugal em Bordéus, na França, que salvou milhares de judeus e outros refugiados do regime nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.
Sophia de Mello Breyner descobriu Lagos nos anos 60. A luz, as casas brancas, as praias, a brisa, as grutas amarelas, os peixes azuis foram uma paixão que durou décadas e ficou incrustrada em poemas. Conheça a Costa D’Oiro da poeta.