
Conquistar Marte até 2030 vai ser difícil
Trump prometeu enviar astronautas ao planeta vermelho antes do fim do seu mandato. Os especialistas duvidam: deve demorar pelo menos 20 anos.
Trump prometeu enviar astronautas ao planeta vermelho antes do fim do seu mandato. Os especialistas duvidam: deve demorar pelo menos 20 anos.
A Astrobotic deve voltar a tentar levar uma sonda para a Lua ainda em 2024.
Índia pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na Lua em agosto, juntando-se aos Estados Unidos, União Soviética e China.
Cientistas procuram agora saber se é viável minerar esta água de forma a ser consumida ou se a mesma pode ser usada como combustível para foguetões.
Ainda nesta década, poderá haver uma colónia humana no satélite da Terra. A corrida está lançada, mas fica a pergunta: porquê este regresso à Lua? Para preparar uma missão a Marte. E, claro, marcar posição na geopolítica mundial.
De 1969 a 1972 os astronautas trouxeram cerca de 382 quilos de rochas lunares e poeiras recolhidas durante as missões Apollo. Agora, o vegetal foi plantado em pequenas amostras e demorou apenas dois dias a brotar.
É hora de ponta em Marte. Por esta altura, três missões espaciais “acotovelam-se” em torno do planeta vermelho. Objetivo, desvendar um dos mais intrigantes e persistentes enigmas da história da humanidade: a existência de vida extraterrestre.
A Chang'e 5 chegou à Lua na terça-feira, naquela que foi a primeira tentativa de recolha de amostras da superfície lunar em mais de 40 anos.
O material recolhido foi armazenado num recipiente lacrado a vácuo para "garantir que não é afetado por condições externas" durante o regresso à Terra.
A 20 de julho de 1969, dois astronautas da Apolo 11 caminharam pela primeira vez em solo lunar e pareceu a todos que a Humanidade entrava noutra Era.
Há 50 anos, no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro Homem a pisar a Lua e fixou uma bandeira americana na superfície. Essa foi obra de Maria Isilda Ribeiro, que trabalhava numa fábrica em Nova Jérsia.
Cerca de 61 anos depois de norte-americanos terem ganho a corrida lunar à União Soviética, russos planeiam uma missão tripulada ao satélite.
Mike Pence criticou a "inércia burocrática" da agência espacial e apelou a um "novo estado de espírito", ameaçando que as futuras missões poderão ser entregues a uma estação privada.
Com a sonda "Bereshit" seguirá uma cápsula que contém discos com gravações de desenhos de crianças, canções, símbolos israelitas e textos bíblicos.
A bordo da sonda chinesa em missão na Lua estão também sementes de colza, de batata e uma planta com flor muito usada em estudos genéticos.
Uma dúvida que perdurará por muitos anos...