Sábado – Pense por si

7
Lucília Galha

Como a Inteligência Artificial já previne doenças e salva vidas

A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.

Lucília Galha

Os perigos dos novos medicamentos para emagrecer

São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.

Grávidas
Pedro Henrique Miranda

Redução de estômago é fator de risco para gravidez

Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo apresenta pela primeira vez documento com orientações para evitar os principais problemas associados a gravidezes em mulheres submetidas a cirurgias bariátricas.

Sofia Parissi

Catorze anos para detetar tipo de diabetes raro em Portugal

O grupo de estudos da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, revela que a Diabetes Monogénica está subdiagnosticada em Portugal, o que leva a que alguns doentes façam tratamento com insulina, sem necessitarem.

Lucília Galha

Obesidade é doença, mas para perder peso, tem de pagar. E muito

Maria Barreto gasta todos os meses 240 euros num medicamento que lhe reduz o apetite e já a fez perder 22 quilos. Há novos fármacos para o tratamento da obesidade que são eficazes e seguros, mas ainda nenhum é comparticipado. Estará para breve? Os especialistas consideram que o problema tem sido desvalorizado.

Vanda Marques

Porque ainda desvalorizamos a hipoglicemia?

As hipoglicemias são a segunda maior causa de ida às urgências hospitalares das pessoas com diabetes em Portugal. São cerca de um milhão de pessoas. A enfermeira Dulce do Ó explica a importância de vigiar estas alterações

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)