
Sindicato responsabiliza Governo pela falta de enfermeiros no INEM
A falta de enfermeiros no instituto que coordena a emergência pré-hospitalar tem levado a um elevado volume de trabalho extraordinário, refere o sindicato.
A falta de enfermeiros no instituto que coordena a emergência pré-hospitalar tem levado a um elevado volume de trabalho extraordinário, refere o sindicato.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) disse na quinta-feira que só em metade deste ano já nasceram 36 bebés em ambulâncias, considerando que tal "não é normal".
O técnico, que sofreu traumatismos na cara, foi levado para observação no Hospital de Santo António, no Porto.
IP2 foi cortada. Foi acionado um helicóptero para socorrer as vítimas.
A chamada não foi "imediatamente atendida e acabou por ser desligada na origem", confirma fonte oficial.
Operações de socorro mobilizaram 40 operacionais dos bombeiros de Amora, Seixal e Cacilhas, militares da GNR e elementos do INEM, auxiliados por 18 veículos.
As vítimas tiveram apenas ferimentos ligeiros, mas cinco foram transportadas ao hospital.
Vítima terá embatido contra uma porta de vidro que lhe causou ferimentos mortais. Incidente está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica contraria versão do INEM e assegura que as ambulâncias SIV "não prestam cuidados médicos de emergência avançados".
Ocorrência deu-se na praia da Lota, em Manta Rota. INEM garante que "não se confirma atraso na assistência", mas que VMER seguiu para outra situação de emergência.
Entre outras conclusões, que incluem a falta de controlo de pragas, sobretudo num dos armazéns onde são guardados consumíveis e medicação para distribuição a nível nacional, os peritos apontam o dedo à forma como os medicamentos estão guardados em alguns locais.
A colisão ocorreu na EN2 junto à freguesia de Vale de Cortiças, estando aquela estrada cortada entre as localidades de Rossio e Bemposta, no concelho de Abrantes.
Os dois óbitos foram declarados no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda.
O ferido acabou por ser transportado por via aérea para o Hospital de Bragança pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Medica.
Uma mulher de 29 anos em estado grave foi transportada ao hospital.
Os factos ocorreram na segunda-feira na localidade de Charneca de Peralva, no concelho de Tomar.