
Nove chineses mortos em ataque numa exploração mineira na República Centro-Africana
Xi Jinping, presidente da China, pediu "punição severa" para os autores do crime e "ativou imediatamente um mecanismo consular de emergência".
Xi Jinping, presidente da China, pediu "punição severa" para os autores do crime e "ativou imediatamente um mecanismo consular de emergência".
Relatório que fundamentará a decisão de prolongamento da missão da UE no país refere que os mercenários "assumiram o comando efetivo" de, pelo menos, um batalhão das forças armadas da RCA.
O incidente, que está a ser investigado pelas autoridades portuguesas, acontece num momento de extrema tensão entre as autoridades de Bangui e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana.
Foi a partir de uma denúncia interna que nasceu a investigação a uma suposta rede de tráfico de diamantes. As escutas, porém, direcionaram os investigadores para um esquema mais amplo.
A denúncia à Polícia Judiciária Militar foi feita pelo comandante dos militares destacados na República Centro Africana. Foram emitidos mais de 100 mandados de busca e detenção.
Foram emitidos mandados de detenção para militares suspeitos de terem montado uma rede de tráfico internacional. Um dos detidos estava em formação para ser GNR.
João Gomes Cravinho está a visitar o destacamento militar português na República Centro-Africana, que efetua uma das missões nacionais externas consideradas mais complexas no plano da segurança.
Os militares portugueses que estão na República Centro-Africana voltaram a entrar em combate com milícias sem terem sofrido baixas ou feridos.
Apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.
O Papa chega na próxima semana a uma África que enfrenta várias crises, como doenças infeciosas, guerras civis, ataques por milícias e grupos 'jihadistas' armados e efeitos das alterações climáticas.
"O soldado português que foi ferido tem sido seguido", garantiu ministro da Defesa João Gomes Cravinho.
Os militares portugueses em missão na República Centro-Africana foram enviados para a região de Bocaranga, onde mais de 50 pessoas foram mortas por um grupo armado.
O comandante da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana, Balla Keita, indica que o acordo de paz não resolve tudo no país.
Presidente da República enviou mensagem às tropas numa visita do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas à missão de paz das Nações Unidas na RCA.
Esta segunda-feira 180 militares regressam a Portugal após missão.
Missão nacional mantém-se no país com uma nova força de Comandos.