
Javier Milei: um ano depois, o que mudou na Argentina?
O presidente anarcocapitalista da Argentina tomou posse a 10 de dezembro de 2023. Passado um ano, a inflação diminuiu e a pobreza aumentou.
O presidente anarcocapitalista da Argentina tomou posse a 10 de dezembro de 2023. Passado um ano, a inflação diminuiu e a pobreza aumentou.
Há uma constante na biografia de Donald Trump: continua a ser o “menino rude” que procura atenção e tenta demonstrar que “é o maior”. Após a derrota nas eleições de 2020, procura a vingança e o regresso à Casa Branca, frente a uma adversária inesperada: Kamala Harris.
A resposta: muito menos do que no início de 2022. O cabaz alimentar escolhido pela SÁBADO, com base nos dados da DECO/Proteste, está quase 30% mais caro. Preços estão a corrigir este ano, mas não voltarão ao que eram.
Contudo, os salários têm vindo a recuperar poder de compra nos últimos meses, à medida que a inflação se moderou.
Em Portugal, de acordo com os dados da OCDE, o salário médio aumentou 7,4%, mas o vencimento real cresceu 1,8%, tendo em conta uma inflação de 5,5%.
Os representantes sindicais europeus também chamaram a atenção para o facto de que em metade dos Estados-membros da UE os salários reais terem diminuído no ano passado, apesar de os lucros reais terem aumentado.
O controlo estatal dos preços cresceu muito a seguir ao 25 de Abril, quando a inflação disparou para valores acima de 25%. Entre 1974 e 1977 quase nada ficava de fora dos cabazes de preços máximos. Até chegar o desastre económico – que se repetiria em 1984.
Protesto por aumentos salariais e das pensões ocorre um dia após greve nacional da Administração Pública.
Livro Branco "Mais e Melhores Empregos para os Jovens" adianta ainda que cerca de 30% dos graduados, dos 25 aos 34 anos, são considerados sobrequalificados para a profissão que exercem.
A CGTP foi à Assembleia da República para uma demonstração de força. Com a rua cheia, Isabel Camarinha avisou o Governo de que a Agenda para o Trabalho Digno não chega.
Subida abrupta da inflação está a erodir o salário médio real dos trabalhadores do setor privado, que deverão perder 1% do seu rendimento este ano, segundo as estimativas do Banco de Portugal. Mário Centeno volta a pedir "cautela" com aumentos salariais à inflação.
O governador do Banco de Portugal apelou a cautela sobre as atualizações salariais, reafirmando a avaliação de que o aumento da inflação é um fenómeno "temporário".
Nos países onde foram tomadas fortes medidas para preservar o emprego, os efeitos da crise foram sentidos principalmente ao nível da baixa dos salários e menos nas perdas massivas de emprego.
Arménio Carlos diz que documento enviado aos parceiros sociais "é desequilibrado" e "aproxima-se claramente das posições patronais e afasta-se claramente das posições sindicais".
As projecções do Banco de Portugal para este ano estão em linha com as previsões do Governo.
FMI reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia para os 2,3%, alinhando-a com as previsões do Governo. O FMI reviu em baixa a previsão feita em Abril de 2,4% para 2,3%