
Diretor clínico do Santa Maria despedido na sequência do caso das cirurgias
A demissão foi aceite esta quarta-feira pela ministra da Saúde.
A demissão foi aceite esta quarta-feira pela ministra da Saúde.
A maior preocupação atual é o aumento do cancro da mama em "mulheres com 30 e tal, 40 anos, e do cancro do cólon e do intestino grosso também em pessoas com 40 anos".
Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, tinha assumido no dia 01 de fevereiro deste ano o cargo de presidente do conselho de administração do CHULN.
Problema deve-se à falta de camas e à alta de 50 pacientes para os quais ainda não foi encontrada uma resposta social.
Manuel Pizarro defendeu que as queixas dos jovens precisam de "uma resposta articulada", que não seja apenas do sistema de saúde. "Embora o sistema de saúde tenha o seu papel nesta resposta, tem que haver uma resposta na comunidade".
Ana Paula Martins, ex- bastonária dos Farmacêuticos, vai liderar o maior hospital do país e terá convidado o professor da Universidade de Medicina da Faculdade de Lisboa para um cargo.
"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", refere a DGS.
Lavar as mãos é fundamental, assim como comer alimentos bem lavados e cozinhados. Além dos cuidados de higiene, quatro especialistas contactados pela SÁBADO explicam-lhe como deve agir caso o surto chegue a Portugal.
A maioria das crianças infetadas tem entre 1 e 10 anos, queixam-se de dores gastrointestinais, abdominais, diarreia, vómitos e alguns pacientes tiveram mesmo de receber transplantes hepáticos.
Dados compilados do portal da transparência do Infarmed quantificam a relação financeira entre a indústria e os clínicos. Os laboratórios pagam quase toda a formação dos médicos. Os mais reputados são "influencers" que acumulam mais de 100 mil euros em apoios. Ninguém admite conflitos de interesses.
Ainda que admita casos pontuais, Lacerda Sales disse que "a população portuguesa pode ficar descansada, que ninguém ficará por vacinar por questões de falhas de vacinas".
"Lutou com entusiasmo, com emoção, com persistência para ajudar estas pessoas que sofriam desta doença", enalteceu o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
O cancro do pâncreas é a terceira neoplasia maligna do sistema digestivo mais frequente em Portugal, logo após o cancro do cólon e do estômago. Estima-se que surjam por ano em Portugal cerca de 1400 novos casos.
Dois cancros digestivos, o do pâncreas e fígado, são dos mais mortais e com esperança média de vida inferior a um ano.
A "primeira consulta comunitária descentralizada em Portugal de tratamento da hepatite C destinada a pessoas que usam ou usaram drogas" é uma iniciativa do Grupo de Ativistas em Tratamento.
Doença que tem vindo a aumentar nos últimos anos representa um "grave problema" de saúde pública.