
PNS e os conselhos de Daniel Oliveira
Amigos interpartidários (PS e BE), inimigos na advocacia (na Ordem) e camaradas solidários (no PSD).
Amigos interpartidários (PS e BE), inimigos na advocacia (na Ordem) e camaradas solidários (no PSD).
Rodeia-se de poucas pessoas e decide com a ajuda de ainda menos ou… sozinho. Quem faz parte do núcleo duro do líder do PS?
Portugal recebeu 161,4 mil milhões de euros em fundos comunitários desde a adesão. Apesar de serem a face mais visível do impacto da UE – não há área que não tenham tocado – continuam a ser pouco notados pela população. Podiam ter sido mais bem usados, mas tiveram – e têm – um enorme impacto positivo.
Quase seguiu Belas Artes, mas trocou a vocação pela economia. Trabalhou nos EUA com estrelas mundiais, enquanto fazia ultramaratonas, triatlo e trapézio voador. Será agora a “vigilante” do complexo setor das telecomunicações.
Parlamento debate esta quarta-feira o Estado da Nação. Relatório traçou um retrato da situação do país nas várias áreas da governação.
Os preços de petróleo e gás disparam com a crise na Ucrânia. Há riscos de recessão e inflação. E Biden avisou para "o preço a pagar pelas sanções" à Rússia. Mas há quem esteja a lucrar e muito. Fará sentido criar travões às margens de lucro das petrolíferas? Como se arrefece o mercado?
Aqui ficam grandes filmes e livros como oferenda natalícia aos homens e mulheres que protagonizaram a vida pública nacional em 2021. Titanic vai para Fernando Medina. E Sozinho em Casa para Carlos Moedas.
Associações de luta antirracista, antigos apoiantes do BE e do PS. A lista de apoios a João Ferreira em Lisboa tem surpresas. E até Ana Drago já apareceu numa ação da campanha.
Signatários pedem criação de mecanismos que permitam a participação dos cidadãos na recuperação de Portugal face aos impactos da pandemia de Covid-19.
Economistas que reuniram com António Costa sublinharam que sem confiança de que há condições de segurança para as pessoas, o impacto positivo da reabertura económica perderá efeito.
O papel dos privados na saúde deve ser supletivo, defende Ricardo Paes Mamede. Até porque a lógica de mercado não serve para a saúde e há vários exemplos de serviços públicos eficientes, argumenta.
Para o economista e professor do ISCTE, se o Governo quisesse baixar impostos de forma significativa acabaria por beneficiar quem menos precisa. Por isso, Ricardo Paes Mamede defende que esta não deve ser a prioridade.
Do ponto de vista económico, as linhas vermelhas do PS e dos partidos à sua esquerda são compatíveis por mais quatro anos. A conclusão é de Ricardo Paes Mamede, economista e professor do ISCTE.
Há “associações” que não passam de páginas de Facebook, ligações ao BE, grupos dentro de grupos e até uma comunidade pelo sexo livre nos protestos contra o furo de Aljezur. E há movimentos com outra estrutura que admitem que isto põe um problema de credibilidade aos ambientalistas.
Oferta de seguros de saúde são uma das fichas utilizadas na hora de negociar com os trabalhadores, assegura economista.
O advogado e professor universitário João Taborda da Gama vai coordenar o grupo de trabalho para estudar formas de redução da litigância entre o Fisco e os contribuintes. Francisca Guedes da Silva coordena revisão dos benefícios fiscais.