Autárquicas. Montenegro acredita que Lisboa vai dar maioria absoluta a Moedas
Primeiro-ministro diz que não só a capital como também Portugal precisa deste “autarca de excelência”.
Primeiro-ministro diz que não só a capital como também Portugal precisa deste “autarca de excelência”.
A SÁBADO faz 21 anos neste dia, 7 de maio, e decidimos celebrar com uma revista em tamanho XL. O tema de capa aborda os 900 anos de Portugal, as figuras e as ideias fundamentais para o País. Recorde ainda o que aconteceu em 2004 em áreas como economia, cultura ou desporto.
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
O refém com cidadania portuguesa, o luso-franco-israelita Ofer Calderon, estava entre os três prisioneiros do Hamas este sábado, 01, entregues às autoridades israelitas.
No fim da cerimónia, após o Presidente da República ter prestado homenagem aos "heróis" do 1.º de Dezembro de 1640, junto ao monumento da Praça dos Restauradores, em Lisboa, cerca de duas dezenas de populares gritaram "Olivença é portuguesa" e "morte aos traidores".
Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.
Congresso visa reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos.
O “dia marcante” do centrista Nuno Melo, que, 15 anos depois, voltou a sentar-se no hemiciclo “com a sensação de dever cumprido”. E o “peso da responsabilidade” com que a líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, chegou ao Parlamento. A SÁBADO acompanhou-os no primeiro dia do novo ciclo político.
O advogado Rui Gomes da Silva, o ex-ministro António Bagão Félix e a médica Isabel Galriça Neto estão entre os signatários.
Os partidos não concordam sobre um modelo de reforma eleitoral, mas quase todos concordam que ela deve existir. Círculos uninominais, círculos de compensação e redução de deputados são propostas em cima da mesa.
O que deu à Aliança Democrática original tanto sucesso que ainda hoje a restauram? Quem a viveu explica: muita química e algum Hondt.
"Estas situações, cada uma delas é um caso, cada uma delas tem de ser vista individualmente e o MJ estará sempre, como é seu timbre, do lado dos direitos humanos", disse a governante.
Ofer Calderon, já tinha requerido em 2021 a nacionalidade portuguesa.
Cresceu entre a elite do Estado Novo, em Coimbra furava greves estudantis, durante a tropa “cancelou” o 25 de Abril no Faial e escapou a um mandado de captura do COPCON. Em democracia, foi braço-direito de líderes centristas. Hoje é deputado do Chega.
Por motivos de saúde, o primeiro-ministro não participou na sessão evocativa do Dia da Restauração, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, sendo o Governo representado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras.
Nunca escondeu que nasceu pobre e sempre disse que não queria ser rico. No Estado Novo, esteve preso no Aljube e foi ministro de Salazar. Na democracia, foi saneado, deputado e líder partidário. Teve alguns inimigos, mas os seus amigos iam do CDS ao PCP.