O "Reichtag moment" nos EUA
Em 1933, antes mesmo de ter sido realizada uma qualquer investigação, os nazis culparam os comunistas por esse incêndio.
Em 1933, antes mesmo de ter sido realizada uma qualquer investigação, os nazis culparam os comunistas por esse incêndio.
A capital da Alemanha tem encantos para vários dias, semanas e meses, tal a diversidade cultural, social e histórica. Eis alguns pontos essenciais, a visitar neste ano em que Berlim recebe o Euro.
Elementos de grupo de extrema-direita pretendiam atacar o Reichstag e estavam dispostos a matar representantes do Estado alemão, que não reconhecem. Contactaram a Rússia em busca de apoio, mas não é claro se houve resposta.
Cerca de mil opositores às medidas de restrição contra a pandemia de covid-19 formaram uma cadeia humana junto ao lago Constança, na fronteira entre a Alemanha e a Suíça. Mas movimento ficou aquém das expetativas.
O ministro da saúde, uma das principais caras do combate à pandemia, foi alvo de insultos homofóbicos e manifestantes até cuspiram no governante.
As autoridades alemãs decidiram terminar com a concentração porque os cerca de 20.000 participantes não estavam a cumprir as regras da distância física, nem estavam a usar máscara.
A dupla Christo e Jeanne-Claude destacou-se pelas obras em todo o mundo: desde portões esvoaçantes a cais em lagos.
O Bundestag deu luz verde ao pacote de 750 mil milhões de euros com que o governo alemão pretende responder à pandemia do coronavírus. Plano contempla a emissão de 156 mil milhões de euros de nova dívida.
O partido de extrema-direita não ganhou as eleições na Suécia, mas ficou entre as forças mais votadas. O mesmo se verificou na Itália, Alemanha, Áustria, Hungria ou Holanda.
Se a AfD tem orgulho nos “feitos” dos soldados alemães do Terceiro Reich, é só esperar mais um pouco para ver os nossos camaradas a festejarem o centenário da Revolução Bolchevique com pornográfico fervor
Os jovens alemães ainda estão atordoados com a subida da extrema-direita ao Bundestag. A SÁBADO falou com jovens eleitores que explicaram o seu voto
Um texto histórico para se entender um pouco melhor o que se passa à nossa volta...
Análise à primeira edição em português deste ensaio de Susan Sontag
O movimento que une oito mostra "Um Realismo Cosmopolita". Para ver até 27 de Setembro
O dia 8 de maio de 1945 é visto unanimemente na Alemanha como o dia da libertação da ditadura nazi.
A 1 de Janeiro de 1990, Günter Grass, futuro Nobel da Literatura, decide escrever um diário. "Pretendo atravessar a fronteira entre os dois Estados alemães." É o que faz ao longo do ano da Reunificação. O diário, curiosamente, começa e termina na sua casa algarvia, em Vale das Eiras