
Um guia para conhecer Berlim em 24 horas
A capital da Alemanha tem encantos para vários dias, semanas e meses, tal a diversidade cultural, social e histórica. Eis alguns pontos essenciais, a visitar neste ano em que Berlim recebe o Euro.
A capital da Alemanha tem encantos para vários dias, semanas e meses, tal a diversidade cultural, social e histórica. Eis alguns pontos essenciais, a visitar neste ano em que Berlim recebe o Euro.
Elementos de grupo de extrema-direita pretendiam atacar o Reichstag e estavam dispostos a matar representantes do Estado alemão, que não reconhecem. Contactaram a Rússia em busca de apoio, mas não é claro se houve resposta.
Cerca de mil opositores às medidas de restrição contra a pandemia de covid-19 formaram uma cadeia humana junto ao lago Constança, na fronteira entre a Alemanha e a Suíça. Mas movimento ficou aquém das expetativas.
O ministro da saúde, uma das principais caras do combate à pandemia, foi alvo de insultos homofóbicos e manifestantes até cuspiram no governante.
As autoridades alemãs decidiram terminar com a concentração porque os cerca de 20.000 participantes não estavam a cumprir as regras da distância física, nem estavam a usar máscara.
A dupla Christo e Jeanne-Claude destacou-se pelas obras em todo o mundo: desde portões esvoaçantes a cais em lagos.
O Bundestag deu luz verde ao pacote de 750 mil milhões de euros com que o governo alemão pretende responder à pandemia do coronavírus. Plano contempla a emissão de 156 mil milhões de euros de nova dívida.
O partido de extrema-direita não ganhou as eleições na Suécia, mas ficou entre as forças mais votadas. O mesmo se verificou na Itália, Alemanha, Áustria, Hungria ou Holanda.
Se a AfD tem orgulho nos “feitos” dos soldados alemães do Terceiro Reich, é só esperar mais um pouco para ver os nossos camaradas a festejarem o centenário da Revolução Bolchevique com pornográfico fervor
Os jovens alemães ainda estão atordoados com a subida da extrema-direita ao Bundestag. A SÁBADO falou com jovens eleitores que explicaram o seu voto
Um texto histórico para se entender um pouco melhor o que se passa à nossa volta...
Análise à primeira edição em português deste ensaio de Susan Sontag
O movimento que une oito mostra "Um Realismo Cosmopolita". Para ver até 27 de Setembro
O dia 8 de maio de 1945 é visto unanimemente na Alemanha como o dia da libertação da ditadura nazi.
A 1 de Janeiro de 1990, Günter Grass, futuro Nobel da Literatura, decide escrever um diário. "Pretendo atravessar a fronteira entre os dois Estados alemães." É o que faz ao longo do ano da Reunificação. O diário, curiosamente, começa e termina na sua casa algarvia, em Vale das Eiras
Como a União Europeia ainda não conseguiu que todos os partidos confluam num, o do “consenso” com as suas medidas, a História, que funciona sempre como surpresa, pode alterar significativamente o bloqueio político que hoje se vive na Europa e, pior ainda, a sua deriva antidemocrática