
Sete militantes pedem que PS discuta referendo interno para presidenciais
Pedro Nuno Santos já defendeu que é "importante que haja apenas uma candidatura" do campo político do PS porque "aumenta as possibilidades de vitória".
Pedro Nuno Santos já defendeu que é "importante que haja apenas uma candidatura" do campo político do PS porque "aumenta as possibilidades de vitória".
Entre as duas moções, a maior divisão está na forma como os dois candidatos abordam os cenários de governabilidade após as legislativas de 30 de janeiro.
Secretariado Nacional do PS vai propor liberdade de voto aos militantes e apoiantes socialistas, sem indicar uma preferência sobre qualquer candidato - entre os quais está a militante e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.
O PS vai definir a sua orientação política sobre as eleições presidenciais de janeiro de 2021 em Comissão Nacional no próximo dia 31.
Escolha de apoio a candidato estava marcada para dia 24, mas Comissão Nacional adiou por uma semana a decisão para que não coincidisse com o dia de reflexão das eleições regionais dos Açores.
Referendo interno vai ocorrer ao mesmo tempo que as eleições diretas para a liderança do partido, a 5 de setembro.
Bélgica, Holanda, Luxemburgo e outros países legalizaram a morte medicamente assistidas. Mas a Associação Mundial de Médicos ainda considera a prática imoral - assim como a Ordem dos Médicos
Margarida Balseiro Lopes anunciou que a consulta nacional aos militante terá lugar em 22 de fevereiro de 2020.
"Vamos fazer um referendo interno sobre a legalização das drogas leves", disse a presidente JSD, notando que "há algumas décadas que não existe nenhum" dentro daquela estrutura.
Francisco Louçã diz que "não se pode negociar um governo como se negociou este Orçamento de Estado".
A reunião do órgão máximo do partido entre Congressos reúne-se na próxima quarta-feira para debater e votar alterações aos estatutos do partido.
Miguel Guimarães avisou também que não fará um "referendo interno para mudar um código que resulta de leis internacionais e que é um código de conduta profissional".
"Os princípios éticos e deontológicos que norteiam a actividade médica não têm que mudar quando uma determinada situação é aprovada em lei", argumenta bastonário da Ordem.
O "Sim" ganhou o referendo interno do Partido Social-Democrata alemão, cujos militantes votaram se querem um acordo com a CDU de Merkel.
Angela Merkel recebeu a aprovação da esmagadora maioria dos representantes do partido para uma coligação de governo com o SPD.
O menor risco geopolítico agora atribuído ao dia seguinte às eleições gerais da Itália e ao referendo do SPD estão a contribuir para maior confiança dos investidores, o que contribui para as subidas registadas nas bolsas europeias, no euro e para a descida dos juros. Já o petróleo segue em máximos de quase três semanas.