
Israel pede a países europeus que reimponham sanções ao Irão
Os países E3 são a França, a Alemanha e o Reino Unido, considerados os mais influentes nas questões europeias.
Os países E3 são a França, a Alemanha e o Reino Unido, considerados os mais influentes nas questões europeias.
Os operadores da central afirmaram que seis ‘drones’ danificaram vários veículos.
No início da semana uma avaliação preliminar do Pentágono já referiu que os ataques dos Estados Unidos provavelmente tinham sido apenas capazes de atrasarem o programa nuclear em alguns meses. No entanto é possível que futuros relatórios consigam mostrar dados mais claros sobre a os verdadeiros danos causados.
Trump assegura que programa nuclear do Irão foi obliterado, mas várias agências referem que urânio enriquecido pode ter sobrevivido e estar agora escondido.
Israel atacou esta sexta-feira de manhã o Irão. Aqui está tudo o que se sabe até ao momento.
É o segundo dia consecutivo que Moscovo acusa Kiev de "terrorismo nuclear". Regulador atómico da ONU deve visitar central nuclear na próxima semana.
Sob controlo russo desde março de 2022, a central não produz eletricidade. Porém, Ucrânia e Rússia acusam-se mutuamente de bombardeamentos.
Depois dos recentes ataques de drones e mísseis em território russo e da anunciada contra-ofensiva ucraniana como ficam as forças no terreno? Irão os aliados ocidentais apoiar ataques ucranianos na Rússia? João Carlos Barradas explica como esse equilibrio será cada vez mais difícil.
Atualmente "não é possível garantir a segurança" da central nuclear de Zaporíjia.
ONU diz que Ucrânia e Rússia "estão a brincar com o fogo" e alerta que ações militares podem levar a "um grande desastre nuclear"
Vários membros da missão deverão permanecer no seu interior até "domingo ou segunda-feira" para estudar profundamente o estado da maior central nuclear da Europa
Pelo menos cinco membros da organização deverão permanecer no interior da central nuclear até este sábado.
Rússia e Ucrânia têm trocado acusações sobre as origens dos ataques.
Enquanto os russos afirmam que a inspeção deverá durar apenas um dia, a Ucrânia garante que a mesma será mais demorada.
Agência nuclear ucraniana revela que os seis reatores ainda não estão ligados à rede elétrica ucraniana. Sistemas de segurança e refrigeração funcionaram com geradores.
A energia externa ainda está inoperacional na central nuclear, alvo de um desastre em 1986 e atualmente sob controlo das forças russas.