
"Ou haverá paz ou tragédia para o Irão": Leia o discurso de Trump sobre o ataque ao Irão
O presidente dos Estados Unidos fez um discurso à nação a partir da Casa Branca em que deixa novas ameaças ao Irão
O presidente dos Estados Unidos fez um discurso à nação a partir da Casa Branca em que deixa novas ameaças ao Irão
A humilhação é tremenda para a teocracia instalada em Teerão, mas tal ainda não significou a submissão ou rendição pretendida por Netanyahu, apesar dos resultados esmagadores no campo de batalha.
Tinha 64 anos e o exército israelita garante tê-lo eliminado num ataque à sede do grupo em Beirute. Irão já apelou ao apoio ao Hezbollah.
Ameaças iranianas levaram Serviços Secretos a reforçarem equipa que acompanha o ex-presidente, mas que não impediu a tentativa de assassinato do passado sábado.
O seu poder sente-se dentro do Irão, onde obedece diretamente ao líder supremo, e fora de fronteiras, através da Força Quds e do Hezbollah, que fundou. Mortes em abril foram apontadas como razões do ataque.
Duas explosões mataram 103 pessoas e feriram outras 170 no Irão. Governo promete vingança aos “terroristas”.
Ao longo de décadas a República Islâmica distribuiu armas, dinheiro e deu treino a dezenas de organizações extremistas, associadas num Eixo de Resistência ao Ocidente.
O avião fazia a ligação Teerão-Kiev, despenhou-se no Irão, a 8 de janeiro de 2020, depois de ter sido atingido por mísseis terra-ar, provocando a morte das 176 pessoas a bordo. Mais de 100 das vítimas iranianas tinham cidadania ou residência canadiana, o que levou algumas famílias a processar o Irão no tribunal civil canadiano.
Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano não especificou que género de sanções foram impostas.
Este é o segundo pedido de prisão para o presidente dos EUA pelo envolvimento no assassinato do general Qassem Soleimani, no ano passado.
Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o antigo programa secreto do Irão para desenvolver armas nucleares, foi morto na sexta-feira numa emboscada perto de Teerão.
Pandemia, alterações climáticas, Brexit, acordo comercial UE-EUA, rede 5G e Huwaei, acordo sobre o nuclear do Irão, NATO e multilateralismo. O que podem os europeus esperar, no que toca a estes dossiês-chave, de um Trump bis ou de um novo presidente Biden?
"De acordo com notícias da imprensa, o Irão pode estar a planear um assassínio, ou outro ataque, contra os EUA, em retaliação pela morte do líder terrorista Soleimani", afirmou Trump.
O presidente dos Estados Unidos é "procurado" pelo homicídio de Soleimani, o general iraniano que foi morto com um ataque de drone pelos EUA.
Mahmoud Mousavi Majd é acusado de ter dado informações sobre o general da Guarda Revolucionária Qassem Soleimani, morto num ataque realizado pelos norte-americanos em Bagdad, em janeiro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Irão conta com 593 pessoas infetadas, sendo que foram registados no país 43 mortos.