
Norman Ohler: "É ridículo continuar a proibir o mais potente medicamento de sempre"
Jornalista alemão, de 55 anos, é autor do bestseller Delírio Total: Hitler e as Drogas no Terceiro Reich e regressa agora com um livro sobre a história do LSD.
Jornalista alemão, de 55 anos, é autor do bestseller Delírio Total: Hitler e as Drogas no Terceiro Reich e regressa agora com um livro sobre a história do LSD.
O fundador da Iniciativa de Cidadania Europeia PsychedeliCare, que tem que angariar um milhão de assinaturas para fazer exigências a Bruxelas, defende que os "preconceitos sobre os psicadélicos impedem-nos de andar para a frente".
Uma iniciativa que junta várias organizações quer que a União Europeia financie investigação e reclassifique substâncias como a cetamina, psilocibina ou MDMA com vista a tratar doenças como depressão ou stress pós-traumático.
Dois pacientes recorreram a este psicadélico, aliado à psicoterapia, para tratar a ansiedade e a depressão resistente. Contam à SÁBADO como foi a experiência.
A automedicação é uma preocupação devido à promoção dos possíveis benefícios dos psicadélicos. Os especialistas alertam para o facto de os estudos clínicos utilizarem doses controladas, o que não acontece quando as pessoas tomam substâncias psicadélicas sozinhas.
Psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas portugueses chamam a atenção para a importância de proteger os pacientes durante estes "estados vulneráveis de consciência alterada", sublinhando que as drogas psicadélicas são cada vez mais reconhecidas pelos seus potenciais atributos terapêuticos.
Milhares de pessoas tomam LSD, cogumelos mágicos e MDMA, em microdoses que não provocam alucinações, para melhorar o humor e aumentar a energia. As drogas ainda são ilegais, mas duas delas estão em vias de ser aprovadas para uso médico.
O estudo indica que a psilocibina, naturalmente presente nos cogumelos mágicos, torna os cérebros de pacientes com depressão severa mais "flexíveis e fluidos".
Os grandes mistérios da vida de Jesus na edição desta semana da SÁBADO. E a continuidade do uso de máscaras em espaços interiores que foi prolongado até 22 de abril.
Um novo estudo revela que estes fungos têm um ingrediente que pode ajudar a pôr fim aos sintomas de depressão em apenas um mês. Mais: nada faz prever que criem dependência.
Estudo inglês sugere que droga psicadélica é tão eficaz a reduzir efeitos como os antidepressivos já existentes no mercado.
Homem de nacionalidade francesa ficou em prisão preventiva.