Maximus, o gato do primeiro-ministro da Bélgica, é a nova estrela da política europeia
Adotado num abrigo e promovido a residente oficial da sede do governo belga, Maximus transformou-se numa estrela das redes sociais.
Adotado num abrigo e promovido a residente oficial da sede do governo belga, Maximus transformou-se numa estrela das redes sociais.
João Carlos Barradas, Vasco Rato e Nuno Tiago Pinto analisam esta semana a demissão do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, do cargo e da liderança do partido liberal. Os posts de Elon Musk sobre a política europeia é outro dos temas tratado.
À SÁBADO, Diana Soller e Jaime Nogueira Pinto contrariam a opinião de dirigentes europeus que consideraram Elon Musk um perigo: "É mais perigoso como os líderes europeus estão a reagir."
Na União Europeia, a corrida ao lítio tem inaugurado uma nova fase da política europeia: sobretudo por motivos estratégicos de segurança, os líderes europeus – e, diga-se, os líderes das grandes indústrias europeias – pretendem assegurar parte do fornecimento de minérios internamente.
Na estreia do novo formato dos debates, com quatro candidatos, foi Francisco Paupério (Livre) quem mais se conseguiu destacar.
A Lei do Restauro da Natureza seria, em abstrato, pouco polémica. Trata-se de uma típica política europeia, moderada e pouco interessante. Não obstante, foi arrastada para o olho do furacão.
A conversa de café desta semana é com os três fundadores do projeto "Praça do Luxemburgo", que consiste em conversas online e gratuitas, de participação livre, sobre política europeia.
Perto de 50 líderes de países da Europa reúnem-se hoje em Granada para debater o futuro do continente em mais uma cimeira da Comunidade Política Europeia, um fórum criado em 2022, após a invasão russa da Ucrânia.
A deputada e dirigente do Bloco de Esquerda revela, em entrevista ao semanário Expresso, que o partido não traça linhas vermelhas para a aprovação do Orçamento do Estado para 2019.
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador faz o Balanço do Mundial, fala de Ronaldo na Juventus, as lições da Tailândia, o Estado da Nação, a Sondagem SIC/Expresso, a novela de Tancos e as intenções de Trump.
Em entrevista ao Público/Renascença, o ministro Augusto Santos Silva defendeu que, apesar de defender a "renovação da actual solução política", a mesma teria de conter um acordo "também na política externa e europeia". O primeiro-ministro não tardou a afinar a banda, dizendo que "este é o grau de compromisso possível com a convergência que alcançámos".
A ex-ministra das Finanças considera que a situação da dívida pública está mais equilibrada por causa da mudança de posição de Bruxelas, mas que ainda assim não é sustentável. Pagar sim, mas é preciso mais reestruturação.
O líder da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros acha que a geringonça só funciona porque PCP e BE são ignorados "em tudo o que é essencial", criticando ainda o "entusiasmo quase infantil" face a Angola.
Os aliados conservadores da chanceler Merkel acreditam que será possível alcançar um acordo para renovar a grande coligação até ao final do próximo domingo. Porém, mesmo depois de aprovada no Bundestag a reunificação familiar dos refugiados, o SPD, em queda nas sondagens, está cada vez mais dividido sobre uma nova aliança com os democratas-cristãos.
O PS faz um balanço "muito positivo" dos dois anos de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Veja o que dizem todos os partidos ouvidos pela Lusa.
Angela Merkel vive o momento mais difícil em 12 anos à frente da chancelaria alemã, após o fracasso nas negociações para a formação de uma coligação de governo. Sem um governo estável na Alemanha, as propostas de Emmanuel Macron para a França e a Zona Euro poderão ficar em suspenso, assim como as negociações para o Brexit.