Sicários brasileiros: anatomia de uma execução em Portugal
Um casal de assassinos de Curitiba atravessou o Atlântico para “decapitar” os Fantasmas do Cajuru, um grupo criminoso brasileiro. A SÁBADO conta como tudo aconteceu
Um casal de assassinos de Curitiba atravessou o Atlântico para “decapitar” os Fantasmas do Cajuru, um grupo criminoso brasileiro. A SÁBADO conta como tudo aconteceu
A SÁBADO falou com Artur Vaz, Hugo Costeira e Roberto Uchôa sobre o aumento da quantidade de cocaína que chega a Portugal e a forma como o nosso país é usado como ponto de entrada na Europa por vários grupos internacionais.
Conhecido pela alcunha "Hulk", manteve negócios com o Primeiro Comando da Capital. Foi detido em Cascais.
A lei define como crimes autónomos condutas como a conspiração e a obstrução de ações contra organizações criminosas.
Grupo surgiu na década de 70 para combater a tortura nas prisões, mas acabou por se dedicar à venda de drogas. Atualmente fabricam até as suas próprias armas e têm drones capazes de lançar explosivos.
Segundo a sentença, Tang recebeu subornos no valor de 38 milhões de dólares entre 2007 e 2024, em troca de favorecimentos em negócios, concursos públicos e nomeações.
A queda de Ma remonta ao final de 2020, quando proferiu um discurso polémico, no qual atacou a estratégia de Pequim para minimizar os riscos no sistema financeiro e os bancos tradicionais.
Um agente infiltrado da Polícia Judiciária facilitou o transporte marítimo de uma tonelada de cocaína ao cartel sul-americano, o Primeiro Comando da Capital, a partir de Cabo Verde até à costa algarvia. Após o desembarque em Portugal, um camionista da “máfia dos Balcãs” ia levar o produto até ao Centro da Europa: estão todos detidos.
O seu escritório de advogados tem uma avença de €30 mil por mês, desde 2023, com a Santa Casa Global, a empresa criada para a internacionalização do jogo.
Num esclarecimento, o Ministério da Justiça e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais destacaram que não foram "recolhidas provas, evidências ou indícios de qualquer tentativa de fuga", sendo o único "facto concreto" o telefonema anónimo "cuja origem está a ser apurada".
"Não chegou a acontecer a tentativa de evasão porque nós detetámos, através do sistema de informação e segurança, que funcionou, que havia seis indivíduos que pertencem ao Primeiro Comando Capital do Brasil, que estão lá presos, que iriam ontem [sábado] tentar fugir da cadeia de Coimbra", alertou o sindicato de guardas prisionais
Da alta criminalidade financeira à violência boçal nas bancadas, o futebol tornou-se o retrato de tudo o que nos devia envergonhar.
A newsletter de terça-feira.
A principal rede criminosa brasileira volta a ser notícia em Portugal depois de haver suspeitas de que empresários ligados à organização lavaram dinheiro através de clubes de futebol nacionais.
Tentaram comprar a SAD do Varzim e sondaram ainda o Felgueiras e o Vilaverdense.
A extrema-direita de Ventura quer transformar a polícia democrática, submetida à Constituição, à lei, aos tribunais e governos, numa força de vingadores. A extrema-esquerda quer diabolizar a polícia ao ponto ter por cá o seu Black Lives Matter.