Presidente do Eurogrupo deixa cargo para ser diretor executivo do Banco Mundial
Paschal Donohoe foi eleito pela primeira vez em julho de 2020 e depois reeleito em dezembro de 2022 e em julho de 2025.
Paschal Donohoe foi eleito pela primeira vez em julho de 2020 e depois reeleito em dezembro de 2022 e em julho de 2025.
Ex-governador do Banco de Portugal tem sido apontado ao cargo de vice-presidente do BCE.
Os diamantes são importantes para a economia russa já que a sua exportação (principalmente para países europeus como Bélgica) vale quase cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,6 mil milhões de euros, ao câmbio atual).
António Guterres deverá querer discutir com os 27 matérias como as repercussões da guerra na Ucrânia, sobretudo do ponto de vista da segurança alimentar, o combate às alterações climáticas e ainda a arquitetura financeira internacional e a sua relação com a ajuda ao desenvolvimento.
Donohoe, que no verão de 2020 sucedeu a Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, era candidato único ao cargo na eleição hoje realizada.
O antigo ministro das Finanças estava na corrida para a liderança do organismo europeu, para o cargo de diretor-geral.
Moldávia e Geórgia também querem integrar a União Europeia. Além do alargamento, também serão discutidas a inflação e a crise energética.
"O número de candidaturas recebidas é um sinal do reconhecimento que os países têm da importância do MEE e, em particular, da enorme importância de quem o lidera", disse Paschal Donohoe.
Ministro da Economia e Finanças francês exortou aos 27 a "permanecerem unidos" como já têm estado nesta matéria.
No OE Suplementar, o Governo aponta para uma contração do PIB de 6,9% em 2020, um valor mais baixo do que a previsão de - 9,8% apontada pela Comissão Europeia nas projeções económicas divulgadas na terça-feira.
"Quero começar por reconhecer o imenso trabalho do meu colega, meu amigo e agora governador, posso dizer, Mário Centeno", afirmou ministro irlandês.
Dos três candidatos à sucessão de Centeno, Donohoe é quem tem menos experiência de Bruxelas. É ministro das Finanças irlandês desde 2017.
O irlandês Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo, depois de vencer hoje a eleição para a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro.
Ao contrário do que apontavam as bolsas de apostas, o ministro irlandês das Finanças, Paschal Donohoe, venceu a corrida à presidência do Eurogrupo. Donohoe assume liderança da instituição informal no próximo dia 13 de julho.
O ainda presidente do Eurogrupo elogiou os "três excelentes candidatos" à sua sucessão na eleição agendada para esta quinta-feira.
Reunião dos ministros das Finanças da zona euro por videoconferência para eleger o novo presidente do Eurogrupo assinala a despedida europeia de Mário Centeno.