
Montenegro e Costa almoçam em S. Bento após eleição para o Conselho Europeu
António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu.
António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu.
O primeiro encontro de Montenegro com Costa após a eleição vai decorrer pelas 13h durante um almoço na residência oficial do primeiro-ministro em São Bento, em Lisboa.
O ex-primeiro-ministro foi nomeado na quinta-feira para presidente do Conselho Europeu. Giorgia Meloni foi a única líder europeia que votou contra o nome de António Costa.
Leonor Beleza foi apresentada como cabeça de lista, mas acabou por não o ser. Soares falhou o que queria. Sousa Franco morreu em campanha. Monteiro fez-se uma estrela. Seguro foi apeado depois de ganhar. Nas eleições a que ninguém liga aconteceu sempre muita coisa.
Descubra quem são os concorrentes de Ursula von der Leyen. Escolha obriga a acordos políticos entre os diversos partidos.
A presidente da Comissão Europeia demonstrou essa posição durante o primeiro debate entre candidatos à presidência da instituição.
Debates, negociações, sondagens e equilíbrios: o que conta para chegar ao cobiçado lugar de Ursula von der Leyen, determinante na arquitetura da UE.
No final de 2022, um escândalo abalou o centro do Parlamento Europeu. Suspeitos aguardam decisão da justiça em liberdade, mas entretanto as estruturas europeias têm em curso mudanças na regras de lobbying e combate à corrupção para evitar que o caso se repita.
Congresso do Partido Socialista Europeu irá definir um novo rumo para a esquerda europeia. E lançar as eleições para o Parlamento Europeu.
A edição europeia do Político comentava que Costa, a figura com maiores probabilidades entre os socialistas europeus de vir a ocupar um lugar de topo, "não foi considerado culpado de nada e ainda pode vir a reclamar um emprego em Bruxelas".
"Os companheiros socialistas portugueses sabem que podem contar com o PSOE e com todos os socialistas europeus para ganhar as próximas eleições", disse o primeiro-ministro espanhol.
"Este protesto é de todos. Partiu da sociedade civil e todos foram convidados. Não estamos em representação de sindicatos", disse à agência Lusa o representante do movimento "Todos por Portugal", Joaquim Sampaio.
Costa teve uma reunião em Berlim com Olaf Scholz e Pedro Sánchez focada no plano "MidCat", projeto para ligar e fazer transporte de gás da Península Ibérica ao norte da Europa.
O secretário-geral do PS realçou que é necessário "aprender das crises anteriores", dando alguns exemplos com os quais é possível aprender.
A comissária europeia Elisa Ferreira considerou que o plano de recuperação comunitário pós-crise é uma "enorme oportunidade" para o "caminho certo" da UE, exortando os líderes europeus a uma "decisão rápida".
Admitindo a existência de milhares de publicações ou comentários de ódio contra mulheres, responsável do Facebook garantiu que a rede social tem feito "muitas melhorias" no combate a este tipo de casos.