Vasco Botelho da Costa: a vida do treinador-sensação
O técnico do Moreirense já ganhou a Liga Revelação no Estoril e subiu de divisão com U. Leiria e Alverca. Agora vai defrontar o Benfica.
O técnico do Moreirense já ganhou a Liga Revelação no Estoril e subiu de divisão com U. Leiria e Alverca. Agora vai defrontar o Benfica.
O treinador português, que no sábado pode ganhar a terceira Taça Libertadores, é fã de carros (tem cinco na garagem), adora jogar padel, procura refúgio no humor e na meditação e não dispensa a leitura da Bíblia.
O helicóptero do Costa Terra transporta os clientes até uma herdade vigiada por drones e equipas de segurança. Lá dentro constroem-se casas de luxo com saunas e piscinas aquecidas – e serve-se sushi no pinhal.
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Entre Troia e Melides, os empreendimentos milionários brotam como cogumelos. Em 10 anos, Grândola tornou-se uma das câmaras mais ricas do País e é visitada por celebridades mundiais. Mas há dores de crescimento: faltam casas, mão de obra e transportes e teme-se a destruição do último recanto virgem da costa portuguesa.
A recuperar de uma lesão que a deverá afastar do próximo Europeu, a jogadora falou com a SÁBADO de vários temas: a saída do Benfica (e as críticas de que foi alvo), a fama, os salários, o que faz fora do futebol (está a ter aulas de guitarra), a vida na Catalunha e o desejo de ser mãe.
Campeão europeu e mundial com os jovens do Benfica, agora tenta subir o Dunkerque, em França. O treinador português, que ainda foi professor em escolas primárias, já é uma celebridade na cidade francesa e até se tornou uma atração no Carnaval.
Enquanto presidente do FC Porto chegou a receber €1 milhão por ano e vendeu as suas ações por 350 mil euros, mas no seu testamento não há dinheiro e surge apenas em seu nome um T1. Entre as muitas teorias, há quem defenda que fez um acordo secreto com o filho Alexandre, com quem esteve muitos anos de costas voltadas.
Tem ao seu dispor um jato privado, segurança e uma mansão de três pisos no melhor bairro de Riade. Nos tempos livres, joga padel e vai a banhos no Mar Vermelho. “Deita-se cedo, apanha luz natural de manhã, cumpre o plano de nutrição, monitoriza todos os detalhes do seu corpo, faz um pré-treino e quer ganhar cada peladinha no treino”, diz Vítor Severino, que o treinou no Al-Nassr.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
De acordo a esta programação para ter uma conversa poderosa tem de ser a pessoa que aprecia, tem de ajudar nas soluções para os problemas da pessoa ou indicar caminhos ou ferramentas para pessoa satisfazer os seus interesses e ao dar primeiro, a pessoa vai ter uma tendência natural de querer devolver.
Ainda a tempo do Natal, descobrimos restaurantes de Lisboa e do Porto onde é possível marcar almoço ou jantar e fazer uma refeição por menos de 25 euros. Fique com as nossas sugestões.
Atual nº 8 do ranking, está no circuito mundial há sete anos e tornou-se a primeira portuguesa a triunfar nas maiores provas de padel. Com 29 anos, espera que a modalidade passe a ser olímpica em 2032, para ainda poder participar.
Gestão da anterior presidente de junta, Margarida Martins (PS), foi esmiuçada em 1.259 páginas de duas auditorias, a que a SÁBADO teve acesso, e que já estão na posse do Ministério Público. Falta ainda auditoria financeira.
A sua newsletter de terça-feira.