Dragões defrontam amanhã o AVS, último classificado, na 16.ª jornada da 1.ª Liga.
O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, considerou este domingo que "não existem jogos para relaxar" na antevisão ao encontro que opõe o líder da 1.ª Liga ao último classificado, AVS, a contar para a 16.ª ronda.
Francesco Farioli, treinador do FC PortoTony Dias/Movephoto
O italiano lembrou que os avenses mudaram recentemente de treinador, e considerou que a entrada de João Henriques está a ter um efeito positivo na equipa, que ainda não venceu para a 1.ª Liga.
"Se olharmos para a tabela, pode parecer muito fácil: a equipa que está em primeiro frente à equipa que está em último. A realidade é sempre diferente, mudaram de treinador recentemente. O novo técnico [João Henriques] ganhou um jogo recentemente [frente ao Vitória de Guimarães, para a Taça de Portugal (1-0)]. Procurámos olhar para esse jogo e alguns dos trabalhos anteriores para encontrar padrões", analisou, em conferência de imprensa.
Farioli enalteceu a "experiência" do treinador adversário e lembrou que a formação de Vila das Aves teve um "registo mais positivo" nos últimos dois jogos, em que eliminou o Vitória de Guimarães da Taça de Portugal (1-0) e empatou frente ao Nacional para o campeonato (2-2).
"Não existem jogos para relaxar e amanhã [segunda-feira] não será diferente. Teremos de estar atentos, até porque viemos de uma semana sem jogos, o que não tem sido habitual para nós. Posso dizer que os jogadores voltaram com grande energia e motivação e teremos de trazer essa energia para dentro de campo", reiterou.
O treinador 'azul e branco' respondeu ainda às recentes declarações de Frederico Varandas, nas quais o presidente do Sporting terá visado Francesco Farioli como um "paraquedista que caiu agora no futebol português", reiterando a sua preocupação com o clima entre clubes.
"A metáfora do paraquedista só se aplica ao nosso fotógrafo. Não pratico desportos radicais, não jogo padel, o jogo dá-me adrenalina suficiente. De resto, é apenas barulho e poluição. Mesmo estando em Portugal há pouco tempo, vi o suficiente para ter as minhas sensações, que partilharei sempre por respeito às instituições, ao meu clube e às pessoas que trabalham comigo", disse.
A renovação de Diogo Costa até 2030, oficializada na terça-feira, foi também abordada, com o técnico a elogiar o guarda-redes e a destacar a relação que os dois mantém.
"É um grande passo para o clube e a equipa. A renovação foi celebrada com muita energia por todos os jogadores. O seu nível enquanto guarda-redes é incontestável, está a crescer enquanto líder, capitão, na forma como usa a braçadeira. Estou muito contente por trabalhar com ele e tê-lo como nosso capitão. Temos uma boa relação, gostamos muito um do outro", expressou.
O FC Porto, líder da 1.ª Liga de futebol, com 43 pontos, defronta o AVS, 18.º e último, com quatro, no Estádio do Dragão, a partir das 20:15 de segunda-feira, sob arbitragem de Bruno Costa, da associação de Viana do Castelo, em jogo da 16.ª ronda.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder das palavras é superpoderoso. Porém, as palavras, por si só, não têm o poder de fazer acontecer ou organizar a nossa vida, as nossas escolhas ou o nosso tempo.
É de extrema importância munir as nossas cidades com tecnologia de vídeovigilância para a salvaguarda das pessoas e bens, mas Portugal está a ficar para trás face a outros países europeus.