
Papa Francisco diz estar a atravessar momento de provação
O líder da Igreja Católica reconheceu também o trabalho de quem presta assistência aos doentes.
O líder da Igreja Católica reconheceu também o trabalho de quem presta assistência aos doentes.
Durante a manhã, o Papa Francisco participou na celebração da quarta-feira de Cinzas, que marca o início dos 40 dias de Quaresma antes da Páscoa.
Segundo o relatório médico de domingo, o estado clínico do pontífice argentino continua "complexo" e o prognóstico "reservado".
"A ligeira insuficiência renal detetada nos últimos dias passou", refere um relatório médico emitido pelo Vaticano.
Um jovem ficou em estado crítico e foi levado para o Hospital de Cascais. O segundo sofreu ferimentos ligeiros, tendo sido assistido no local.
IPO decidiu vacinar profissionais de empresas prestadoras de serviços e que acabam por ter uma maior proximidade física com doentes e profissionais. Não esclareceu, no entanto, quantos destes profissionais foram vacinados.
Nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus arranca esta semana nos centros de saúde e abrange mais de 900 mil portugueses.
O plano de vacinação contra a covid-19 está dividido em três fases, a primeira das quais, a decorrer, abrange profissionais de saúde e idosos e pessoal que os acompanha nos lares. Esta fase, que se prolonga até final de março, inclui também profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.
Marta Temido fez atualização do plano de vacinação para a covid-19. Ministra da Saúde referiu que 160 mil pessoas já foram vacinadas.
Para Portugal, o compromisso é de 4,5 milhões de doses para 2021, das quais 1,25 milhões no segundo trimestre 2021. Esta vacina é de uma só dose.
A nível europeu, a farmacêutica BioNTech/Pfizer vai proceder a uma "alteração às quantidades de entrega de vacinas contra a covid-19".
Portugal recebeu esta terça-feira as primeiras 8.400 doses de vacinas contra a covid-19 da Moderna, que irão ser distribuídas por profissionais de saúde prioritários de hospitais do setor privado e social.
O trabalho de identificação de pessoas segundo a idade e respetivas comorbilidades continua em curso, de acordo com a ministra da Saúde.
Ministério da Saúde passa a disponibilizar plataformas em que os portugueses podem acompanhar o processo.
Jornal Expresso noticiou que a falta de uma norma da DGS estava a fazer desperdiçar a 6.ª dose da vacina. Ministério da Saúde esclareceu que os profissionais de saúde já retiravam seis doses.
Infarmed autorizou a preparação de seis doses por frasco. Procedimento ainda não está em prática por falta uma norma da Direção-Geral da Saúde.