
Dácio, o Barão Vermelho, 2ª parte: comunista e rico
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
Um meteu-se na política quando ainda dava erros de português e nunca mais saiu. Gosta de negociações e de puzzles, políticos e dos outros. O professor que lhe deu 17 viria a achá-lo um otimista irritante. O outro é teimoso, bem-humorado e um otimista. Ceder para agradar não é o seu estilo. Hoje as eleições jogam-se entre estes dois homens.
A atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu esta quinta-feira, aos 77 anos. Leia a entrevista dada à SÁBADO em dezembro de 2019.
A morte surpreendeu Agustina Bessa Luís na casa da Rua do Gólgota, no Porto. Mas vamos continuar com ela, diz o crítico de livros da SÁBADO, Eduardo Pitta.
A mãe de António Costa tem uma biografia cheia de peripécias: casou-se aos 20 anos, de vermelho, amou dois homens ao mesmo tempo, recebeu cartas do filho através de Otelo e, aos 84 anos, lembra-se bem disso tudo.
A mãe de António Costa foi das primeiras mulheres jornalistas em Portugal, teve uma carreira longa e marcante. Casou-se aos vinte anos, com Orlando da Costa, fez reportagem pelo mundo todo, mostrou uma mulher a abortar na televisão e foi dispensada da RTP - pelo marido.
Segunda parte do espólio de Orlando da Costa, avaliada em 30 mil euros, vai ser entregue por Ricardo e António Costa ao Museu do Neorrealismo
As autoras do livro, Márcia Galrão e Rita Tavares, dizem que estava em causa a sobrevivência política do primeiro-ministro e do próprio PS. E evitam vaticinar o fim da plataforma de esquerda
Algarvios garantiram os serviços de Orlando da Costa, Pedro Vittori, Angel Perez e Olger Guardo.
Foi preso pela PIDE, teve cinco livros proibidos pela censura, inventou anúncios para grandes empresas e adorava noitadas de conversas e copos com os amigos
Um é primeiro-ministro desde Novembro; o outro acaba de ser nomeado director-geral de Informação da Impresa (SIC, Expresso e Visão). Ambos falaram à SÁBADO sobre os vários choques que já tiveram - e a muralha que ergueram entre ambos
Poeta, comunista, publicitário, vaidoso, boémio. O primeiro-ministro e o director do Expresso falam à SÁBADO sobre o pai – e sobre a muralha que ergueram entre ambos
No dia de fecho da edição, António Costa ligou ao autor do artigo várias vezes, aproveitando curtos intervalos da visita oficial que estava a fazer a Cabo Verde, para falar do pai. Ricardo Costa autorizou a cedência das fotografias do processo da PIDE
Narendra Modi utilizou a rede social Twitter para dar os parabéns a António Costa, prometendo trabalhar para reforçar as relações bilaterais com o próximo primeiro-ministro de Portugal.
Antigo ministro da Ciência será agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo...
Entramos na Casa de Goa, restaurante de comida goesa, e estamos no "mundo aromático e estimulante do açafrão e do gengibre, do tamarindo e da pimenta, do cominho e do cardamomo" em que cresceu Orlando da Costa.