
Por que foi escolhido o dia 25 de Abril para a Revolução?
25 de Abril de 1974 foi uma quinta-feira. Dia foi escolhido pelos oficiais tendo em conta os militares disponíveis nas unidades.
25 de Abril de 1974 foi uma quinta-feira. Dia foi escolhido pelos oficiais tendo em conta os militares disponíveis nas unidades.
Há mais de uma semana que se verificam protestos devido a um suplemento pago à PJ. Saiba o que está em causa, e quais são os subsídios e salários de GNR e PSP.
Segundo a associação, pela primeira vez a gestão da GNR estará nas mãos de alguém "da casa", considerando que daí advêm maiores responsabilidades, pois "a expectativa é que esse maior conhecimento resulte em mais proximidade dos profissionais, em mais sensibilidade para as suas condições de trabalho, aspirações e direitos".
O brigadeiro-general do Exército Paulo Viegas Nunes, especialista em comunicações, é o novo presidente da SIRESP SA, tendo sido eleito na sexta-feira em assembleia-geral após o anterior conselho de administração ter terminado o mandato em dezembro de 2021.
Gouveia e Melo avança que meta de 85% da população portuguesa com vacinação contra a covid-19 completa deverá ser atingida até ao fim do mês.
Líder da task-force de vacinação contra a covid-19 garante não recear qualquer agressão, apesar de estar sob proteção policial.
A nova Lei de Bases e Organização das Forças Armadas, que o PR promulga agora, depois de atenuada “uma ou outra faceta mais controversa”, não agrada a todos. Mas devia. Sobretudo aos que querem militares eficazes e operacionais.
Teve funções de comando na GNR durante uma década e estava na reforma. Vai ser responsável pela reforma do SEF que o Governo já havia prometido.
O tenente-general, que era 2.º Comandante-Geral da GNR desde novembro de 2018, substitui no cargo Luís Botelho Miguel.
Numa pergunta enviada ao Ministério da Defesa Nacional, os sociais-democratas perguntam se o Governo "teve conhecimento antecipado" da decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
O presidente do conselho de administração deverá ser um oficial-general "escolhido em função do seu reconhecido mérito, experiência e perfil".
Nunes Borrego, que sucede ao general Manuel Teixeira Rolo, chefiava desde setembro de 2016, o Comando Aéreo da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Silva Ribeiro referiu a "forma competente, abnegada e corajosa" como os militares cumpriram a missão.
Três dezenas de "feridos por balas" foram tratados pelos Médicos Sem Fronteiras no hospital.
A directora do Hospital das Forças Armadas, Regina Mateus, foi promovida a brigadeiro-general, tornando-se na primeira mulher a ocupar este posto na história das Forças Armadas portuguesas.
Ainda nenhum director do Hospital das Forças Armadas levou o mandato até ao fim. Terminam a comissão de serviço mais cedo, levando consigo a reforma de oficial general e abrindo a porta a outro para o mesmo caminho.