
Confiança em notícias em Portugal cai 10 pontos em 10 anos
A confiança em notícias em Portugal atingiu o seu valor mais baixo desde o início do Digital News Report Portugal, com 54% dos portugueses a declarar "confiar em notícias em geral".
A confiança em notícias em Portugal atingiu o seu valor mais baixo desde o início do Digital News Report Portugal, com 54% dos portugueses a declarar "confiar em notícias em geral".
A resistência dos profissionais de notícias e as limitações financeiras, devido aos altos custos económicos de implementação dos modelos de IA são outros dois focos de resistência do jornalismo.
"São as mulheres, a par dos menos escolarizados e com menores rendimentos, que mais evitam notícias". aponta relatório Reuters Digital News Report 2024.
"Os portugueses evitam notícias de forma indiscriminada, em detrimento de formas mais seletivas, com 48% dos que dizem evitar notícias a afirmar que pura e simplesmente reduzem o acesso àquelas, enquanto 40,8% dizem evitar aceder a fontes específicas de notícias", aponta o Digital News Report 2023.
A pirataria de imprensa já chegou aos Executivos, admite o escritor e editor, lembrando a sua passagem pelo Governo de Passos Coelho – ocupado a combater as cópias, recebia muitas no telemóvel.
Sem comunicação social a pandemia teria provocado um desastre incalculável, sem sistemas informativos à altura do desafio teríamos experienciado um verdadeiro caos na gestão dos processos de prevenção e na compreensão das medidas tomadas.
Em 40 países Portugal ocupa o primeiro lugar, a par da Finlândia, com 56% dos portugueses a afirmarem que confiam em notícias.
Último episódio do "Como é que o Bicho Mexe" alcançou cerca de 175 mil visualizações em tempo real, no seu pico, e contou a participação de figuras como Cristiano Ronaldo ou Salvador Sobral.
O dia 15 de março foi o melhor em termos de audiências televisivas desde o mesmo mês de 2012, com os canais de informação a crescerem de forma exponencial.
Facebook é a rede social que chega a um maior número de pessoas, Twitter é "mais restrito" e Instagram tem publicações "não tão políticas".
Confiança geral nas notícias em Portugal sofreu uma quebra do estudo de 2017 para este ano.
Concursos em directo, momentos de humor e embaraço, histórias pessoais e muita cumplicidade: são os ingredientes dos programas das 7h às 11h. Também há estrelas do humor e da televisão. Comercial e RFM lideram no horário nobre – mas, afinal, como se cria um programa de sucesso?
O país, juntamente com a Finlândia, é aquele onde que a população mais confia nas notícias, isto numa lista de 37 em todo o mundo.
Dados revelam ainda que um terço dos jornalistas trabalham em condições contratuais precárias.
Resultados globais vão ser apresentados no Congresso dos Jornalistas.
Feliciano Duarte Barreiras disse que "a rede pública de televisão deve dirigir-se às pessoas e às empresas, sem complexos". O secretário de Estado-Adjunto do ministro-adjunto dos Assuntos Parlamentares falava no encerramento do ciclo de debates sobre serviço público, no Parlamento, este subordinado ao tema 'Serviço Público de Comunicação Social: de Portugal para o Mundo'.