As tendências na manutenção de parques públicos que estão a conquistar a Europa
O que mudou na manutenção dos parques públicos nos últimos anos e como é que isso melhora a vida das pessoas?
O que mudou na manutenção dos parques públicos nos últimos anos e como é que isso melhora a vida das pessoas?
Os projetos selecionados abrangem 18 países e focam-se nas indústrias com utilização intensiva de energia, energias renováveis e armazenamento, mobilidade e edifícios com emissões líquidas nulas, fabrico de tecnologias limpas e gestão industrial do carbono.
A participação do primeiro-ministro, Luís Montenegro, na reunião em Bruxelas ainda está em análise pois na quarta-feira o governante cancelou toda a agenda prevista até ao final das cerimónias fúnebres do ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão
Portugal recebe uma apreciação mais positiva no documento, destacando-se que teve um processo participado e transparente na elaboração do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), que "está ainda relativamente bem alinhado" com as metas para 2030 e já foi iniciado o processo da sua revisão para se alinhar com as metas do PNEC, entretanto revisto.
As percentagens mais elevadas de pessoas incapazes de manter a sua casa adequadamente aquecida foram, no ano passado, registadas em Portugal e Espanha, ambos os países com 20,8%, seguidos pela Bulgária (20,7%) e pela Lituânia (20,0%)
O crescente euroceticismo dos últimos anos – diferente do saudável euro-pragmatismo que os britânicos (os pró-europeus) sempre defenderam – pode agravar-se nos próximos tempos especialmente se as forças antieuropeias se moverem mais da periferia para o centro político europeu.
Num país envelhecido como Portugal, com fraca cultura de manifestação, é natural a resistência ou a antipatia de muitos aos protestos pelo clima. E vários ativistas têm alertado para restrições excessivas de direitos fundamentais de expressão e manifestação dos ativistas pelo clima no resto da Europa.
De acordo com a associação, os atrasos no avanço da implementação de fontes renováveis devem-se a falhas de licenciamento.
Primeiras medidas deverão ser tomadas desde já e até março de 2024 para os sítios Natura 2000 ao abrigo da lei comunitária sobre habitats e proteção dos fundos marinhos e das espécies marinhas.
Associação ambientalista aponta o dedo à inação do Governo e garante que Portugal corre sérios riscos de "não alcançar o seu compromisso de atingir a neutralidade climática em 2045".
Francisco Ferreira, presidente da ZERO, espera que a remodelação governamental conduza à separação das secretarias do Ambiente e da Energia. "Neste momento há temas que estão a ficar para trás”.
A nível global, a empresa continua a atingir recordes com uma faturação de 656 milhões de euros em 2021
O Parlamento Europeu votou a proposta da Comissão Europeia para que o gás natural e a energia nuclear sejam usados na transição climática como energias verdes apesar de alguns grupos serem contra
Associação identifica quatro grandes áreas para as quais desafia o Governo com objetivos a atingir na presente legislatura.
A informação foi divulgada pela Comissão Europeia que dá conta dos municípios europeus escolhidos para a "Missão da UE para 100 cidades neutras e inteligentes até 2030, a chamada Missão Cidades".
A presidente da Comissão Europeia foi ainda mais longe, ao considerar que uma maior utilização de energias renováveis "é também um investimento estratégico em segurança" na Europa.