Parte 1: Mexer em papéis e encontrar um tesouro
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Da dança ao teatro, três espetáculos para ver por estes dias em três cidades, com a escrita de Natália Correia, as transformações provocadas pelo 25 de Abril e o exercício do poder levados a palco.
Natália Correia foi uma estrela cadente, daquelas que aparecem com alguns milénios de intervalo. Portugal precisa de mais referências femininas, de mulheres desassombradas, inteligentes, carismáticas, criativas, provocadoras e livres, como foi Natália. Importa, por isso, nunca desistir de a divulgar.
Temos mais do mesmo na tarefa de conter em parâmetros aceitáveis o fenómeno da corrupção: “um avião e um violino”, como nos versos de Natália Correia.
Em O Poço e a Estrada há tensões familiares, a pulsão do pai pelo jogo, as posições políticas, o ódio de Agustina por Natália Correia ou a amizade com Sophia de Mello Breyner.
O trânsito vai estar fortemente condicionado na cidade de Lisboa no dia 12. Mais do que as marchas populares e os casamentos de Santo António, são os múltiplos arraiais pelos bairros do centro de Lisboa que mais artérias vão cortar. A câmara acaba de revelar a lista.
A poesia da escritora é celebrada até nos autocarros, no ano em que passam 94 anos desde o seu nascimento
A peça de teatro recai sobre o universo da poetisa e da activista Natália Correia
Natália Correia foi uma opositora declarada da esquerda entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975
Num dossiê especial sobre o golpe, a SÁBADO antecipa um texto nunca publicado da poeta, em que ela chama "beberrão e mulherengo" ao comando Jaime Neves
A SÁBADO conta-lhe o envolvimento de Eduardo Ferro Rodrigues, actual presidente da Assembleia da República, no 25 de Novembro de 1975; e publica, em primeira mão, o que Natália Correia escreveu no seu diário três dias depois
Fernando Dacosta escreveu um livro em que conta algumas histórias da poeta (nunca poetisa) que juntou Sá Carneiro e Snu Abecassis. Conheça outras
Fernando Dacosta escreveu um livro em que conta algumas histórias da poeta (nunca poetisa) que juntou Sá Carneiro e Snu Abecassis. Conheça outras
Natália Correia Nunes, coordenadora do GAS - Gabinete de Apoio ao sobreendividado da Deco, fala sobre os problemas das famílias que têm que entregar as casas aos bancos, sobre o que mudou com a legislação criada para proteger este tipo de pessoas e sobre a oportunidade dos leilões para comprar casa. Veja o vídeo do programa Negócios na CMTV.
Uma maratona de leitura de poemas de Natália Correia realiza-se na Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, na quinta-feira, entre o meio-dia e as 18h00, quando passam 20 anos sobre a morte da escritora.
A partir de Janeiro a actriz e cantora Anabela regressa ao palco do Teatro Politeama, em Lisboa, para dividir, com Vanessa, o papel de protagonista do espectáculo 'Uma Noite em Casa de Amália', de Filipe La Féria. O restante elenco mantém-se, e representa as figuras de Vinicius de Moraes, Ary dos Santos, Natália Correia, Alain Oulman, Maluda e David Mourão-Ferreira.